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Nov 2, 2015

A Responsabilidade Social numa visão de Marketing

A Responsabilidade Social numa visão de Marketing

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Mesmo se os responsáveis pela Comunicação de uma organização não são os decisores relativamente às medidas que vão impactar a comunidade e o público, possuem ainda um papel integral na forma como estas são veiculadas. Deste modo, quando discutimos planos, consideramos oportunidades e preparamos campanhas devemos ter em atenção qual o papel desempenhado pelo Marketing e Comunicação nestes processos.

Significa isto que ser socialmente responsável pode ser utilizado como uma estratégia de comunicação nas campanhas de marketing que desenvolvemos? Sim, e alguns profissionais do sector chegam a equacionar a responsabilidade social uma ferramenta de marketing.

Comece por identificar o que a organização faz que tenha um reflexo positivo na cultura organizacional. A generalidade dos profissionais de marketing dir-lhe-á que a Comunicação é mais fácil e descontraída de desenvolver quando se trabalha uma organização que faz coisas extraordinárias de que outros naturalmente queiram falar.

Muitos profissionais de Marketing evitam envolver-se no impacto do negócio da sua organização porque não consideram que isso faça parte das suas funções. Mas comunicar de que modo este impacto afeta a organização, a sua oferta e, particularmente, a sua perceção junto do seu público permite antecipar possíveis reações e preparar uma resposta adequada. Do mesmo modo, um impacto positivo junto da comunidade deve ser amplificado e utilizado como base para um esforço de comunicação adicional que o torne mais relevante.

Este tipo de visão relativamente à operação beneficia todos os intervenientes e envolvidos na organização – entre gestão, colaboradores, marketeers e comunidade, e torna-se sinal de maturidade no momento de perceber de que modo nos integramos com o contexto que nos rodeia.

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