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Mai 20, 2022

Atribuídos os Prémios de Franchising 2022

Prémios de Franchising 2022 da Associação Portuguesa de Franchising distinguiram melhores marcas na indústria nas suas diversas categorias. Entre os vencedores, que concorrem agora a Prémios Europeus de Franchising, a entregar em setembro, destaque para a Remax, que conquistou a categoria Super Master.  

Lisboa, 20 de maio de 2022 – A Associação Portuguesa de Franchising (APF) premiou hoje as melhores marcas da indústria em Portugal com os Prémios Franchising 2022. Em cerimónia realizada no Centro Cultural de Cascais, a APF distinguiu a performance das empresas em vários segmentos.

A Remax foi a grande vencedora, com a conquista da categoria Super Master de Franquiador do Ano e ainda uma Menção Honrosa em Resiliência. A mesma menção distinguiu a MaxFinance, UNU, Urban Orbas e Melom. Esta última obteve também o primeiro lugar em Marca Internacional e o segundo lugar em Franquiador do Ano (categoria Master), enquanto o terceiro lugar da mesma categoria foi alcançado pela MaxFinance.

A Fitness Factory destaca-se com dois primeiros prémios: Franquiador do Ano (categoria Jovem) e Resiliência. A House Shine venceu a categoria Pleno de Franquiador do Ano e ficou em segundo lugar na Resiliência enquanto a Best Travel foi primeira classificada na categoria Master de Franquiador do Ano e terceira em Resiliência.

O segundo lugar no prémio de Franquiador do Ano, categoria Jovem, foi entregue à UNU e o terceiro à Luzzo. Esta última foi ao mesmo tempo a vencedora do Prémio Franquiado do Ano, enquanto o Prémio Franquiado Emergente foi conquistado pela Harab’s.

”É com grande satisfação que distinguimos as marcas vencedoras dos Prémios Franchising 2022 pelo seu profissionalismo e empreendedorismo num contexto de incerteza e de adaptação a uma nova realidade”, afirma a Secretária-Geral e CEO da APF, Cristina Matos. “Os prémios valorizam o que de melhor fazem as marcas, franquiadores e franquiados e estimulam o crescimento do franchising como pilar do empreendedorismo, criação de emprego e desenvolvimento económico”, acrescenta.

Concorreram aos Prémios Franchising 2022 – que distinguem as marcas que atuam no mercado de franquias em Portugal pelas melhores práticas de gestão em franchising – dez empresas de diversos setores de atividade.

A classificação foi alcançada depois da ponderação pontual entre um inquérito junto das redes de franquia a franquiados e colaboradores e uma avaliação de um júri independente. As categorias variam em função do número de franquiados, de unidades franquiadas e número de anos como franquiador enquanto a performance é avaliada nas suas dimensões global, económica, operacional, de relacionamento e de sensibilidade.

Faturação, unidades, diferenciação, presença internacional, apoio aos franquiados, formação e integração, diferenciação da marca, cultura organizacional e relacionamento entre franquiadores e franquiados forma alguns dos critérios avaliados nos Prémios Franchising 2022 da APF.

Este ano os prémios contaram com a categoria especial Resiliência, na qual as marcas foram avaliadas pelo impacto da Covid-19 na sua atividade e a forma como lidaram com o problema e o apoio aos franquiados e aquilo que as diferenciou durante a pandemia.

Concorreram aos Prémios de Franchsing 2022 da Associação Portuguesa de Franchising a maioria dos vencedores dos primeiros Selos de Excelência da APF, atribuídos durante a 25.ª edição da Expofranchise, em março, e os primeiros classificados vão disputar os prémios da Federação Europeia de Franchise, numa cerimónia a ter lugar em setembro, em Bruxelas.

O setor de franchising contabilizou, em 2020, 159 inaugurações, um valor que mesmo sendo um decréscimo comparativamente ao ano anterior revela-se surpreendente e a demonstrar uma tendência positiva. Já em 2019, o franchising representava 30 mil empresas e quase 200 mil postos de trabalho, distribuídos por 557 marcas, que geraram um volume de negócios de 11 mil milhões de euros. Neste período representou 5,8% do PIB.

“O franchising oferece aos franquiados um modelo de negócios que engloba know-how, procedimentos, propriedade intelectual, disponibiliza suporte no momento de implementação e permite um forte reconhecimento da marca. O processo associado ao setor ajuda a reduzir o risco associado a iniciar uma nova operação de negócios”, salienta Cristina Matos.

 

Sobre a APF – Associação Portuguesa de Franchising

A APF – Associação Portuguesa de Franchising é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída em 1987.

Assume como missão principal o estudo, divulgação e promoção do franchising em Portugal enquanto sistema de desenvolvimento empresarial e como solução para a criação e expansão das PME no mercado interno e internacional. Pretende contribuir de forma ativa para a dinamização do empreendedorismo em Portugal e a criação de negócios através do sistema de franchising.

Informações adicionais em www.associacaofranchising.pt

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