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Mai 2, 2022

Comunicação Pública: marketing político, mas não partidário

Comunicação Pública é diferente de comunicação governamental e de marketing político.

A comunicação governamental é a usada por um determinado governo e tem como objetivo a prestação de contas e estimular os governados para o reconhecimento e engajamento das políticas adotadas e das ações promovidas nos campos político, económico e social. É uma forma de um governo se fazer presente perante a população.

A comunicação política, ou marketing político, é uma forma de divulgação de um político ou de um partido, com foco no processo eleitoral. Tanto a comunicação governamental como a comunicação política procuram influenciar a opinião pública, usando como frequência a propaganda, procurando respostas rápidas e efeitos imediatos que possam ser ganhos pelas pesquisas e transformados em estratégias de campanha. A utilização, intensiva e extensiva dos media na competição por resultados eleitorais e/ou político-partidários é uma das suas caraterísticas.

Já o conceito de Comunicação Pública relaciona-se diretamente com a correta compreensão do termo “público“. Implica uma prática comprometida com a democracia e a construção da cidadania e supõe um posicionamento político (diferente de partidário). A abrangência é ampla e enquadra o “público” como o que convém e interessa a todos, legitimando a política de comunicação entre Estado e sociedade.

A Comunicação Pública é indispensável à democracia. Uma forma de garantir a liberdade e a autonomia da sociedade, tendo como principais fundamentos a diversidade e a diferença. É a comunicação que acontece no espaço público e tem como objetivo o interesse público.

Assim, a Comunicação Pública é composta por ações de informação, consultas de opinião e práticas de discussão e debate, em qualquer âmbito, e desencadeadas através de recursos públicos depois de processos de decisão transparentes, inclusivos e escrutináveis, críticas e movimentações da sociedade civil e funcionamento regular dos órgãos de fiscalização do Estado.

A Comunicação Pública existe para promover o bem comum e o interesse público, sem incorrer, ainda que indiretamente, na promoção pessoal, partidária (do partido do governo), religiosa ou económica de qualquer pessoa, grupo, família, empresa, igreja ou outra associação privada.

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