O que faz uma boa campanha de reputação?
Quer a sua organização possua uma marca reconhecida que queira diferenciar-se da concorrência, ou um player emergente à procura de criar uma marca própria, existem alguns ingredientes que devem fazer parte de qualquer esforço de criação de reputação:
Foco: Uma boa campanha deve possuir uma mensagem única e um ponto de atenção claro e simples. Retirando lições de campanha de publicidade icónicas, reconhecem que quando chega o momento de criar uma iniciativa corporativa memorável, simples é melhor.
Liderança: Criar e implementar campanhas integradas bem sucedidas em qualquer escala requer coordenação, trabalho de equipa e um sentido forte de propósito comum. Para que isso possa acontecer, uma organização necessita de líderes que sejam capazes de agregar e motivar pessoas que sejam capazes de fazer as coisas acontecer.
Estratégia: O ditado diz que nada mata um bom produto mais rapidamente que má publicidade. Uma boa campanha de reputação encontra-se inserida no modelo e estratégia de uma empresa, e não ali “martelada” de forma improvisada pela equipa de marketing e relações públicas.
Comunidade: Nenhuma organização orientada lança uma campanha proativa de reputação sem primeiro se certificar que outros – incluindo os seus colaboradores – estão comprometidos a contribuir para este esforço. Uma boa iniciativa de reputação encontra-se sustentada num coro de vozes de apoio, quanto mais diverso este coro, melhor.