Greenwashing
Cada vez mais o mote é o de diferenciação. Para que uma organização conquiste um fator de competitividade face à concorrência exige-se que assuma a diferença e que procure processos e elementos que a tornem especial, única e inovadora.
Num mercado em que os consumidores colocam crescente planeamento e esforço na escolha de produtos e serviços ecológicos, ser acusado de passar uma imagem “verde” apenas em busca de expetáveis benefícios de marketing pode manchar a reputação de uma organização.
O apelidado de “greenwashing” é a prática de criar uma mensagem de marketing enganadora com o propósito de promover o produto ou serviço de uma organização, fazendo-o parecer mais ecológico do que este é na realidade.
A linha que separa o realçar as caraterísticas ecológicas de uma organização e o “greenwashing” é ténue. Muitas vezes, e inadvertidamente, existe o risco de incorrer num erro com efeitos negativos para a reputação e confiança na organização.
O “ser verde” é, sem dúvida, um fator a utilizar quando o papel da comunicação é o de evidenciar mais-valias e demonstrar elementos positivos. Este deve, todavia, ser um dos pontos a integrar na comunicação efetuada, não sendo objeto de particular realce a menos que a sua relevância seja de caráter especialmente notório e que esta possa ser comprovada.
Este suporte da mensagem num discurso que possa ser comprovado é base fundamental para não incorrer numa comunicação enganadora e que defraude as expetativas do cliente/consumidor. Aqui impera o bom senso, sendo preferível optar pela honestidade do que gerir possíveis reações desagradáveis.
Esta frontalidade pode ainda ser um fator decisivo no sentido de demonstrar que esta é uma preocupação a longo-prazo e com consequências reais, comunicando de que modo é que a mesma tem repercussão na atividade da organização e se encontra a ser melhorada.
Mais do que parecer “verde”, como em qualquer mais-valia para uma organização, importa ser e importa demonstrar de que forma é que esse facto pode influenciar positivamente a nossa comunidade, a nossa equipa, os nossos clientes e parceiros.
Apenas quando este elemento for causa de resultados visíveis e merecidos pode a comunicação neste âmbito alcançar níveis verdadeiramente eficazes.