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Oct 6, 2021

O papel das empresas B2B

Empresas B2B

Empresas B2B

O papel na sociedade e a dinâmica de negócio das empresas B2B, nomeadamente as exportadoras, são inquestionavelmente únicos e o momento atual apresenta novos desafios, nomeadamente em termos de gestão da relação com os clientes e outros les parties prenantes, bem como as organizações podem contribuir para ajudar a sociedade e o tecido empresarial a olhar para o futuro com confiança acrescida, capacidade de implementação e foco. O sentimento de resiliência e transformação pode chegar às empresas, de forma a ajudar os clientes, consumidores e sociedade em geral a ultrapassar a situação atual.

As empresas B2B, em especial as que estão focadas na exportação, têm desenvolvido estratégias de promoção do seu valor como de qualidade e inovação superior que rivaliza como os de outras geografias numa dinâmica transfronteiriça. A capacidade de ter estratégias de marketing de alcance global é cada vez mais importante, dada a internacionalização dos negócios e a globalização os mercados. Atingir a consistência num posicionamento internacional pode trazer benefícios, reforçar a mensagem única e padronizar soluções.

O maior obstáculo para qualquer organização que procure e almeje uma presença global é o risco de adotar uma abordagem estereotipada quando se alcança os clientes em outras geografias. Apesar de os consumidores em Portugal se comportarem de forma semelhante à maioria dos restantes europeus, isto não significa que o mesmo tipo de estratégias genéricas possam ser adotadas sem redefinição e reorientação.

A base para passar a mensagem e construir a relação é a história. Para entrar, ou estar presente em determinado mercado, contar uma estória envolvente, cativante e entusiasmante é tão importante hoje como sempre foi. Uma história bonita e bem contada continua a fazer a diferença, seja qual for a natureza da marca. E a confiança é a base para esta relação.

E é aqui que faz diferença falar de Marketing e Comunicação e onde a intervenção da SayU é decisiva. Gerir a comunicação é, de facto, gerir a interação e procurar a negociação e a cooperação com um objetivo.  A comunicação permite às empresas dar significado e acrescentar valor à sua atividade. E é por isso que é tão importante pensar em Comunicação quando se fala em gerir as relações com os les parties prenantes. A Comunicação apoia um conjunto de processos que são as bases do ambiente B2B: confiança, credibilidade, cooperação, clareza a conhecimento.

No B2B as relações são tudo e é a marca e a reputação que vai ajudar a consolidar esta relação. Para uma empresa, é mais importante do que nunca pensar a longo prazo, melhorando a resiliência e a conexão com o mercado.

Cabe à gestão e à liderança a criação do mindset e empatia que faça com que as pessoas queiram trabalhar na organização. E isto implica metodologias inovadoras e estratégias disruptivas para que as organizações sejam reconhecidas e se tornem relevantes, como a criadas pela SayU Consulting.

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