GESTÃO DE CRISES

Gestão de Crises

Gestão de Crises torna-se crucial perante a imprevisibilidade dos eventos globais seja no sentido de tentar identificar crises potenciais antes que ocorram e as suas respetivas respostas, seja para traçar planos para lidar com este tipo de situações. Na eventualidade de ocorrer uma crise, a organização deve ser capaz de se adaptar e agir eficientemente para sobreviver.

Qualquer empresa, independentemente do setor onde está inserida, dimensão ou grau de maturidade, pode enfrentar problemas que afetem negativamente as suas normais operações. Uma crise pode assumir várias formas – uma pandemia, a morte de um CEO, um ataque terrorista, uma violação de dados ou um desastre natural – e originar custos tangíveis e intangíveis para uma organização em termos de vendas perdidas, danos à sua reputação e uma diminuição da receita.

As empresas que implementam um plano de continuidade em caso de contingências imprevistas podem mitigar os efeitos de um evento negativo. É a este processo de planeamento no caso de uma crise que nos referimos como gestão de crise.

Esta integra mecanismos de análise ao risco nas operações, identificando potenciais eventos adversos que possam ocorrer e estimando a sua probabilidade de ocorrência. Ao executar simulações e variáveis ​​aleatórias através de modelos de risco, torna-se possível avaliar a probabilidade de uma ameaça ocorrer no futuro, o melhor e o pior resultado esperados e os danos em que a organização incorreria caso essa ameaça se materializasse.

Esta informação é a base para a criação de um plano de gestão de crises, destinado aa conter qualquer emergência caso esta se torne realidade. Este depreende identificar stakeholders, formular mensagens e estabelecer responsabilidades na equipa para desencadear uma comunicação imediata e eficaz.

A gestão de crises procura minimizar os danos que uma crise pode causar. No entanto, isso não significa que gestão de crise seja o mesmo que resposta à crise. A gestão, entendida nesta dimensão, é um processo abrangente colocado em prática antes mesmo de uma crise acontecer, com ferramentas implementadas antes, durante e depois de uma crise.

Embora o negócio possa desacelerar por um curto período de tempo, enquanto a empresa adquire retoma a sua atividade ou implementa adaptações necessárias, a perceção perante o público deve ser assegurada.

 

 

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