GS1 PORTUGAL – CODIPOR DEBATE BOAS PRÁTICAS COLABORATIVAS

A GS1 Portugal vai organizar a VII edição do Seminário de Boas Práticas Colaborativas. O evento tem como objetivo repensar a colaboração nas cadeias de valor e conta com a presença do Secretário de Estado da Economia, a par de empresas e organizações de referência, para abordar a realidade atual neste contexto e as tendências para o futuro da relação eficaz entre parceiros de negócio.

 

Lisboa, 6 de março de 2019 A GS1 Portugal – Codipor prepara-se para organizar a VII edição do “Seminário de Boas Práticas Colaborativas”. A iniciativa é um ponto de encontro entre produtores, retalhistas, operadores logísticos e parceiros tecnológicos para promover a partilha de informação sobre tendências e casos de sucesso no âmbito da colaboração, com especial destaque para o setor do Retalho e Bens de Grande Consumo. De forma a garantir uma abordagem intersectorial e abrangente, são convidados oradores com experiências e negócios entre empresas, organizações e setor público que inovam na cadeia de valor tradicional. O evento, que decorre a 13 de março, vai ter lugar no Anfiteatro do IAPMEI, Campus do Lumiar, sendo o almoço na Sede e Centro de Inovação e Competitividade da GS1 Portugal, em Lisboa.

A sessão de abertura deste “Seminário de Boas Práticas Colaborativas” conta com a participação do Secretário de Estado da Economia, João Correia de Neves, e do Diretor Executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães.

João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal, justifica a relevância deste tipo de iniciativas como “oportunidade para apresentar e debater soluções, de forma a contribuir para um mercado capaz de responder aos desafios identificados, numa lógica de estreita e eficaz colaboração entre os vários intervenientes no mesmo. Enquanto parceiro por excelência das empresas, é parte integrante da missão da GS1 Portugal conseguir criar o espaço para este tipo de discussão e apontar o rumo de evolução a seguir na relação entre produtores, retalhistas e o consumidor final”.

João Vasconcelos, CEO e fundador do think tank CONSELHO, abordará o tema da colaboração estratégica e dos programas de aceleração empresarial. De seguida, os desafios e obstáculos no enorme desafio que é o de terminar com as emissões poluentes será abordado por Lian Hsu, Chief eXperience Officer da Lean & Green Europe.

O estudo “Retail With Purpose, Powering Future Growth”, realizado pela Accenture aponta os desafios e oportunidades relativamente ao setor do Retalho, será apresentado por Manuela Vaz, Vice-Presidente da Accenture Portugal, intervenção que irá incluir um momento de debate posterior. Após o coffee break, Artur Alves, COO da MIXMOVE, irá centrar a sua intervenção no repensar das exigências da omnicanalidade. As “Soluções de sustentabilidade na cadeia de abastecimento” conferem o objeto para a reflexão de Filipa Ferreira Mendes, Country General Manager da CHEP Portugal que irá explicar de que forma a partilha e reutilização impactam o consumo de recursos naturais, com benefícios ambientais para todos.

O programa da tarde inicia-se com a reflexão do Diretor Geral da COTEC, Jorge Portugal, acerca das tendências e oportunidades encerradas na indústria 4.0 e no e-commerce. Logo de seguida, Agustín Muñoz-Grandes, CEO da S21, vai desenvolver uma intervenção centrada nas soluções no que à questão da cibersegurança diz respeito.

Algumas apresentações contam com um espaço para debate, com moderadores convidados, designadamente: Pedro Oliveira Lima, Strategic Consultant da GS1 Portugal; Jörg Deubel, Supply Chain Manager da Nestlé Portugal; Pedro Corte Real, Head of Supply Chain Management da Sonae MC e Fernando Basílio, Diretor de Estratégia, Inovação e Tecnologia da GS1 Portugal.

Por último, e numa lógica um pouco distinta das intervenções anteriores, caberá a Anxo Perez, conferencista internacional, encerrar este Seminário. “O dia do êxito” é o mote escolhido para a última apresentação do dia.

As inscrições podem ser efetuadas online até ao dia 12 de março e, no próprio dia, no balcão de credenciação.

Para informações adicionais visite o site do evento em http://www.gs1pt.org/events/vii-seminario-boas-praticas-colaborativas/.

Sobre a GS1 Portugal:

A GS1 Portugal é a organização responsável pela introdução do código de barras em Portugal há mais de 30 anos. É uma Associação neutra, sem fins lucrativos, de direito privado e multissetorial, declarada entidade de utilidade pública. Mais de 8.000 empresas aderiram e acreditam no Sistema de Normas GS1 para transformar a maneira como trabalhamos e vivemos. Somos uma das 112 organizações-membro da GS1 e a entidade autorizada para gerir o Sistema GS1 de Standards Globais em Portugal.

Informações adicionais em http://www.gs1pt.org.