Índice da Excelência 2019

Índice da ExcelênciaA 4.ª edição do “ Índice da Excelência ”, estudo desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting para traçar um quadro do clima organizacional e apontar as empresas que mais se destacam no desenvolvimento dos seus Recursos Humanos, está disponível. A nova edição contempla melhorias ajustadas à realidade e necessidades do mercado.

 Lisboa, 16 de maio de 2019 – A inscrição na iniciativa é gratuita, as empresas poderão inscrever-se em qualquer momento ao longo do ano e a participação neste estudo é feita em plataforma online criada para o efeito – disponível em www.indicedaexcelencia.com.

“Esta nova edição 2019 contempla melhorias e atualizações tanto no âmbito das questões abordadas como na respetiva apresentação e análise (reports) inseridas na lógica de melhoria contínua e de ajustamento à realidade e necessidades do mercado e do tecido económico”, afirma Gonçalo de Salis Amaral, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting.

“A constante e contínua melhoria mantém o objetivo inicial do estudo: disponibilizar uma avaliação da dimensão complexa do capital humano em contexto organizacional e compreender a relevância para uma estratégia global. O Fator X que identificamos difere de organização para organização, exigindo um processo de conhecimento e avaliação que se revela fundamental para perceber qual a mais-valia diferenciadora em cada organização e como a utilizar para potenciar a relação com os seus colaboradores”, acrescenta Gonçalo de Salis Amaral.

A participação no estudo, desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o INDEG-ISCTE, permite um melhor entendimento do nível de satisfação dos colaboradores, comparação com benchmark e boas práticas de mercado para facilitar a identificação de áreas de atuação e a implementação de processos eficazes de gestão.

A iniciativa, que tem como base a resposta a questionário por parte dos colaboradores das organizações participantes, pretende também contribuir para alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com a gestão estratégica do ativo humano, possibilitando identificar e avaliar este fator e ver este esforço reconhecido publicamente.

As conclusões obtidas possibilitam determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal, mas igualmente dar a cada empresa participante a oportunidade de obter informação relevante para a identificação de áreas fortes e de melhoria na gestão do seu ativo humano e os seus principais fatores de retenção.

Paralelamente, a inscrição neste estudo vai ajudar as organizações a serem reconhecidas publicamente pelos bons resultados, conquistando visibilidade positiva com impacto direto no recrutamento e na forma como os stakeholders olham para organizações que são destacadas por boas práticas neste contexto.

O Índice da Excelência vai premiar organizações em categorias globais de dimensão, definidas por número de colaboradores, entre Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores), Médias Empresas (entre 51 e 250) e Pequenas Empresas (entre 11 e 50). Vão igualmente ser premiadas organizações por setor macro de atividade, num total de nove áreas identificadas: Banca, Seguros e Serviços Financeiros; Construção, Infraestruturas, Transportes e Logística; Consultoria e Serviços Profissionais; Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino; Indústria; Retalho e Comércio; Saúde e Farmacêutica; Setor Público; Tecnologia, Media e Telecomunicações.

 

Sobre o Índice da Excelência:

O Índice da Excelência é um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE. Este é um trabalho através do qual se analisa o estado de arte das práticas de recursos humanos em Portugal e se premeiam as entidades que mais investem e apostam nesta área. Informações adicionais em www.indicedaexcelencia.com

Sobre a Neves de Almeida | HR Consulting:

A Neves de Almeida | HR Consulting surge em 1991 com uma equipa de profissionais apaixonados pelas dinâmicas dos Recursos Humanos. Movida pela ambição de desenvolver equipas e de ajudar organizações a atingir objetivos, tem, ao longo de mais de 25 anos, trabalhado para a diversificação e sofisticação da oferta, inovando na abordagem, sempre numa perspetiva de crescimento com o Cliente. Apenas o conhecimento aprofundado do negócio, da cultura e do ADN das organizações, assim como a experiência e know-how consolidado, podem responder aos desafios do próximo quarto de século. A sua oferta atual incide em cinco áreas de intervenção, Consulting, Search, Training, Talent Assessment e Team Building. Informações adicionais em www.nevesdealmeida.pt