Instrumentos corporativos

Instrumentos corporativos

Instrumentos corporativos

Instrumentos Corporativos dizem respeito ao modo como uma cultura corporativa é comunicada. A cultura de uma organização pode conferir uma considerável vantagem estratégica em tempos de mudança. Mas em que consiste esta cultura – objetivos, valores e práticas – e como deve ser transmitida de forma eficaz para que seja compreendida e fazer com que os colaboradores ajam de acordo com a mesma? É essencial prestar atenção não apenas ao teor da comunicação como ao modo como comunicamos.

Este processo de comunicação deve tornar mais fácil para qualquer stakeholder interno entrar em contato com a organização e as pessoas que a constituem. Ao abrir as linhas de comunicação desta forma, promove-se um espírito de abertura e aceitação. Quer estejamos a falar de uma grande empresa ou uma startup, esta prática de comunicação preenche lacunas e ajuda a construir relacionamentos recetivos e honestos entre colaboradores.

Alguns exemplos de Instrumentos Corporativos podem ser um memorando enviado pela gestão, uma reunião geral entre distintos departamentos ou até uma plataforma de comunicação digital. A comunicação corporativa pode assumir formatos abrangentes, pode ter um carácter formal ou informal e envolver diferentes números e níveis hierárquicos de colaboradores.

A forma como as equipas comunicam internamente é relevante na medida em que contribui para a cultura corporativa da organização. Encontrar o tom, a frequência e o método corretos para a comunicação interna é crucial para o sucesso a longo-prazo do negócio.

A comunicação corporativa externa é a cara que uma empresa apresenta ao mundo exterior. É importante gerenciar esse tipo de comunicação porque afeta a imagem pública da sua empresa. Um erro público pode mudar a maneira como os consumidores veem seu produto, afetando as vendas.

No plano externo, a comunicação corporativa não significa necessariamente a emissão de um anúncio formal ou um comunicado à imprensa. Na era do social media, as organizações são igualmente capazes de interagir com os clientes e parceiros de forma casual. As comunicações externas, sejam estas formais ou informais, podem ter um impacto na imagem da marca.

 

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting