JOGOS

Jogos, ou gamification, podem ser usados ​​como uma forma de combinar informação ou publicidade com um jogo interativo ou incorporar elementos de jogos num outro tipo de contexto. Proporcionar uma experiência envolvente e divertida com uma marca ajuda o público a recordá-la, uma das maiores vantagens de uma campanha “gamificada”.

Esta estratégia de marketing pode ser usada por qualquer empresa, em qualquer setor, e é uma das maneiras mais eficazes para as marcas transmitirem a sua mensagem de maneira criativa a stakeholders. As marcas podem implementar uma variedade de elementos gamificados (jogos) em suas estratégias de marketing, tais como:

  • Conquistas: emblemas, níveis ou pontos são atribuídos ao usuário como recompensa por atingir alguma realização pré-estabelecida.
  • Placares de classificação: os usuários são classificados de acordo com o seu desempenho no jogo, criando competição e induzindo a maiores taxas de envolvimento.
  • Contagem regressiva: os jogadores são desafiados a completar uma tarefa específica num período de tempo limitado.
  • Progresso: os utilizadores são solicitados a progredir numa determinada atividade e há um elemento que exibe a sua progressão.

Como os usuários são incentivados a realizar ações específicas num jogo, as taxas de engagement são mais elevadas do que as alcançadas em campanhas de outras tipologias. O engagement pode ser a primeira etapa de um relacionamento de longo-prazo entre o cliente e a marca, que leva ao próximo benefício das campanhas gamificadas.

O público que recorda a marca por muito tempo depois de uma experiência divertida com um jogo constitui um ativo valioso para o negócio. Em primeiro lugar, porque se pode relacionar emocionalmente com a marca, mas também porque – se essa proximidade ocorrer – têm mais probabilidade de se tornarem clientes fidelizados do que clientes indiferentes ou ativamente desinteressados. Clientes fidelizados e comprometidos representam a conquista de lucratividade, receita e crescimento em comparação com o cliente médio. Isto é particularmente verdade para os setores de viagens, equipamento de consumo, restaurantes, hotelaria e seguros.

Os dados talvez sejam um dos ativos mais valiosos para as empresas. Combinados com sistemas complexos de IA, IoT e machine learning, bancos de dados gigantescos podem fornecer às empresas as ferramentas necessárias para atingir os melhores clientes, com a oferta certa, no melhor momento e lugar possíveis. No entanto, recolher esses dados nem sempre é fácil e é aí que a gamification entra em jogo. Ao oferecer aos usuários a possibilidade de se divertir, ou até mesmo a oportunidade de ganhar um prémio ou recompensa, estes estarão provavelmente mais dispostos a fornecer dados, que podem ser usados posteriormente para compreender melhor o público-alvo.

 

 

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