Mapeamento de Stakeholders

Mapeamento de Stakeholders

Mapeamento de Stakeholders

“Stakeholders são elementos essenciais ao planeamento estratégico de um negócio. O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de partes interessadas e, por isso, é necessário assegurar que suas expetativas e necessidades sejam conhecidas e tidas em conta”. A definição é de Robert Edward Freeman, criador do termo stakeholders, grupos de interesse que interferem direta ou indiretamente numa organização. Manter um bom relacionamento, mapeá-los e geri-los é crucial. Para iniciar o processo de mapeamento dos stakeholders é preciso levantar quem impacta na empresa e depois classificá-las em grau de dependência, grau de participação e grau de interferência. No grau de dependência são identificados os públicos necessários à organização: funcionários, clientes e fornecedores; no grau de participação estão os que colaboram no desenvolvimento da organização: associações profissionais, sindicatos, comunidades nas proximidades da empresa; no grau de interferência são identificados quem pode interferir positiva ou negativamente na imagem da organização: concorrência e comunicação social.

O mapeamento dos stakeholders permite reconhecer quais públicos com que a empresa se relaciona, qual o tipo de relação e expectativas geradas permitindo identificar os que merecem uma aproximação estratégica. É muito importante conhecer os stakeholders, pois quando bem trabalhados podem ser a chave para o reconhecimento de uma organização. Depois da classificação por graus é necessário um gráfico onde serão representados os públicos. Do lado esquerdo coloque a influência e na parte de baixo a importância. E distribua os stakeholders neste mapa. Realizado o mapeamento dos stakeholders, o próximo passo para a gestão é a eficácia na comunicação.

Atuando como garantia de um grau de notoriedade acrescido e de construção de mensagens que exponham de modo claro a visão, valores e posicionamento, a SayU dá voz à organização com marketing de comunicação para manutenção e aumento da sua reputação.

Em parceria com uma organização, a SayU cria e dissemina informação, executa uma estratégia corporativa e desenvolve mensagens para uma variedade de propósitos de caráter interno e externo.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting