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Mai 31, 2019

As melhores campanhas de Storytelling

As melhores campanhas de Storytelling

As melhores campanhas de Storytelling

Mais do que vender um produto ou serviço, as marcas querem, cada vez mais, posicionar-se no mercado e garantir uma experiência positiva aos seus consumidores. Assim, o storytelling é uma das estratégias mais importantes para qualquer marca. Não é apenas uma ferramenta de vendas mas sim uma estratégia que ajuda a construir relações, que permite que as pessoas se envolvam através dos seus sentimentos e emoções.

Ao contrário do que era feito nos antigos anúncios publicitários, onde a sugestão de compra era muito mais agressiva e direta e não existia uma mensagem forte a transmitir, hoje o foco é contar histórias que permitam a existência de uma ligação emocional por parte do público.

Assim, apresentamos-lhe três boas campanhas de storytelling que fizeram sucesso pelo mundo fora:

Coca-Cola

A Coca-Cola é mundialmente conhecida pelos seus anúncios publicitários, onde existe sempre o conceito de que os seus produtos são um estímulo para o início de algo. A campanha “Share a Coke” é um bom exemplo. Nesta campanha, a marca desenhou novas latas com vários nomes de pessoas, e incentivou-as a partilharam a lata com os seus entes queridos. Esta ação ativa a nossa memória e os nossos sentimentos, quando vemos o nosso nome ou o de um amigo ou familiar na lata. Inevitavelmente, isto desencadeia uma ação de compra das latas para oferecer ou nem que seja para guardar como lembrança. Foi assim que a marca conseguiu transmitir mensagens de alegria e momentos de partilha entre as pessoas, deixando de lado a venda de produto pura, apelando às emoções e sentimentos.

Spotify

Sendo um serviço de streaming de música, vídeos e podcasts, o Spotify armazena dados, de forma continua, sobre os conteúdos que os seus utilizadores ouvem. Aproveitando estes dados, a marca conseguiu desenvolver uma campanha original, conjugando as informações e dados demográficos dos seus ouvintes.

Assim, espalhou outdoors, por toda a cidade de Londres, com frases de resoluções cómicas para o novo ano, utilizando os hábitos dos ouvintes. Foi uma campanha que utilizou os dados sobre os hábitos musicais dos utilizadores para influenciar o humor coletivo.

 

Always

A empresa Always lançou a campanha #LikeAGirl, que tinha como objetivo inspirar as raparigas mais novas a não terem problemas em lidar com o termo “como uma menina”, constantemente associado a um conceito de fraqueza. Num vídeo muito bem elaborado, é mostrada a realidade entre as mulheres que já passaram a fase da adolescência e as meninas que estão na infância. Mostra a diferença entre a perceção dos que utilizam o termo e o efeito real que este pode ter na vida das raparigas e como isso pode diminuir a autoconfiança. O mote da campanha acaba por ser “Eu comporto-me como uma rapariga, porque eu sou uma rapariga. E não tenho de ter vergonha nisso.”

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