O marketing de Influência

Sabia que 74% dos consumidores confiam nas redes sociais para tomar decisões de compra? E que 65% das publicações do Instagram com melhor desempenho apresentam produtos? Os social media revolucionaram o papel dos embaixadores de marca e deixaram o poder de decisão nas mãos dos conhecidos influenciadores – que se tornaram os novos embaixadores digitais das marcas.

Os resultados dos estudos realizados são positivos e demonstram que claramente as pessoas preferem recomendações do que publicidade pura. Por isso, uma das estratégias de conteúdos mais utilizada nos dias de hoje, passa por recorrer a influenciadores digitais.

Estes influenciadores são pessoas com um número de seguidores relevante e com taxas elevadas de engagement. A boa identificação de perfis alinhados com o target e identidade da marca e cujos conteúdos sejam criados de forma natural, gera maior awareness e amplifica a mensagem das marcas a redes de contacto maiores.

Um estudo da Quintily (https://www.quintly.com/blog/social-media-benchmark-study?fbclid=IwAR27gbX7xb94zXAll0MA5ks2hWiJ-WHiuDEtHRxRj0YYeY2WG1MZ8ttqFNs) mostra-nos que o Instagram tem vindo a revelar-se a plataforma digital  com maior grau de interação. Sabemos que as pessoas procuram referências a marcas e produtos/serviços no Instagram, e é crucial ter uma representação de influência neste campo.

Philip Kotler (Marketing 4.0) conclui que o marketing atual está focado no poder da comunidade, que consiste em grupos de pessoas desconhecidas que através de grupos e causas comuns se auto ajudam a tomar decisões através do poder da recomendação e avaliação. O poder de decisão de compra está sem dúvida assente neste “setor” de influenciadores.

Saiba mais

Como funcionam as parcerias com influenciadores digitais?

Normalmente os conteúdos patrocinados são colocados nas contas pessoais e remetem para a marca através de tags e/ou hashtags, tal como a identificação do perfil oficial da marca. Em paralelo, a própria página da marca faz o repost das mesmas imagens e promove stories com descontos e promoções.

Como é feita a avaliação de resultados?

Para avaliar uma campanha de marketing de influência é necessário contabilizar algumas métricas essenciais, tais como o número de seguidores (mede a popularidade do perfil). Depois, destacamos as interações, sendo que a taxa de interações resulta da ponderação entre a quantidade de interações e o número de seguidores. É também importante verificar o teor das interações (sendo este o feedback mais claro).

Já conhece os 10 influenciadores digitais destacados na FORBES de fevereiro?

(https://www.forbespt.com/listas/youtubers-imparaveis/?geo=pt)