42% dos consumidores afirma não saber em que empresas confiar
Segundo dados do relatório Edelman Trust Barometer Report de 2019, 42% dos consumidores afirma não saber em que empresas confiar. Este é um número bastante relevante e que devia fazer pensar grande parte das empresas e a forma de atuação das mesmas.
Todavia, este número representa também um enorme desafio para os profissionais de comunicação. Por um lado, a desconfiança do público para com as marcas deve-se a práticas menos corretas por parte das mesmas e esse tipo de comportamentos deve ser alterado. Por outro lado, os profissionais de comunicação terão de ser capazes de passar essa mesma imagem e conseguir que o público volte a confiar nas marcas.
Este é um desafio que não se afigura nada fácil. Vivemos numa época em que a informação circula a uma velocidade estonteante e em que a veracidade da mesma pouco importa. São inúmeros os casos em que o público, até o mais instruído e atento, toma como verdadeiras determinadas informações que em nada correspondem à verdade.
Se o panorama atual é complicado? Sem margem para dúvida. No entanto, apresenta também oportunidades para as marcas que o souberem (e quiserem) fazer. A solução passa pela adoção de práticas mais transparentes e no estabelecimento de uma relação de confiança e proximidade com os seus consumidores. A comunicação vai, certamente, desempenhar um papel essencial em todo este processo.