Chega a ser uma em cada 10 a nova empresa que chega ao seu 5º aniversário, de acordo com várias fontes de estatísticas. Cada empreendedor sabe que é um grande desafio manter um negócio a funcionar. Mesmo com determinação e trabalho árduo, por vezes este simplesmente não resulta. Contudo, existem também casos de sucesso e formas de potenciar a longevidade de uma organização recente.
Construir uma infraestrutura sólida
Assim que uma organização alcança o marco dos 5 anos, existe uma infraestrutura que guia a integração de novos colaboradores e das equipas. Existe um know-how numa equipa estável e a reputação criada ajuda a potenciar um processo de word-of-mouth.
Quando se inicia algo do zero todos esses elementos têm de ser criados de raíz. É como construir uma casa em comparação com adicionar um teto a um arranha-céus. Preste atenção à criação de uma infraestrutura sólida para que a sua base esteja garantida.
Estar preparado pra as críticas
A rejeição vai acontecer de forma regular e existirão muitos pequenos falhanços. Por vezes, vai se necessária uma força de vontade absoluta para continuar a avançar.
Tenha apenas cuidado para não criar uma barreira tão grande aos resultados que coloque os sucessos na mesma posição que os falhanços e que permita uma inexistência de celebração quando aqueles acontecem. Aprenda a integrar as críticas construtivas e negativas e use-as para crescer e tornar-se mais forte. Todos esses falhanços devem ser um catalisador para trabalhar ainda mais.
Contar com os clientes
Ao tentar criar um nome e uma marca, torna-se crítico ir para além dos clientes. Isto é especialmente importante nos primeiros anos, quando o negócio cresce a partir da sua base de público.
Evidencie-se e torne os clientes em apoiantes e fãs. Esta é a chave. Assim que alguns fãs tenham sido desenvolvidos, vão disponibilizar um passo vital para potenciar a legitimidade da organização, permitir elaborar case studies e apresentar referências. Vão tornar-se o exemplo que ajude a constatar o trabalho desenvolvido.
Ter uma visão
Ter um plano moldável que a organização siga para o seu primeiro ano, cinco anos e até na sua primeira década é importantíssimo. Contudo, não se agarre demasiado a nenhuma estratégia específica porque o plano vai provavelmente ter de ser alterado significativamente ao longo do tempo.
Manter-se fiel ao seu plano pode apenas ser benéfico se ainda está a guiar o negócio na direcção certa e a ajudá-lo a crescer. Os sectores e as circunstâncias mudam. Seja flexível e esteja disposto a fazer concessões quando estas sejam necessárias.