Se a sua empresa ou projeto está numa fase de arranque, deve estar a questionar-se de que modo conseguirá potenciar a sua marca com sucesso. No seguimento do artigo confira passo a passo para ter sucesso como empreendedor.
Para que o desafio de ter um negócio seja gratificante, tenha em consideração cinco passos que o podem conduzir ao sucesso.
1º passo – Conhecer os seus clientes
A sua empresa ou projeto necessita de clientes e estes merecem a sua especial atenção. Em primeiro lugar, procure perceber qual o tipo de necessidade que o seu produto ou serviço satisfaz: se é sazonal, constante ou pontual.
Contudo, a opinião do seu cliente também possui lugar de destaque. Daí, deve ter em conta aspetos como a reação à sua presença e às referências da marca, ou qual é a frequência e periocidade de visitas ao seu website e redes sociais.
2º passo – Diferencie-se da sua concorrência
Este passo parece óbvio. Mas será que está realmente atento ao que se passa?
Compreenda quais as semelhanças que o seu negócio tem com os concorrentes e faça com que as suas características se destaquem. Se tiver um tipo de presença muito idêntico aos dos seus concorrentes, os consumidores tendem a percecionar que se quer passar pela outra marca.
Um bom exemplo de uma estratégia para se destacar no mercado é a Ativação de Marca. Pela sua experiência de trabalho, a Say U aconselha um planeamento e aplicação de ações adequadas ao seu tipo de negócio.
3 passo – Valorize a essência do seu negócio – a cultura empresarial
Os clientes do(s) segmento(s) em que atua são fundamentais para o seu negócio, mas sem dúvida que os seus clientes internos (quereria dizer colaboradores internos? Ou está a referir-se aos colaboradores como sendo também eles potenciais clientes?) não são exceção.
Um bom “Word-Of-Mouth” interno potencia a uma imagem positiva da sua marca. O envolvimento dos colaboradores e a importância das suas opiniões criam um ambiente interno saudável e harmonioso desejável.
Contudo, não se esqueça que a exigência na sua cultura empresarial origina o equilíbrio interno.
4º passo – Demonstre consistência
O mundo empresarial é constituído por pessoas e são estas que “dão a cara” pelas diversas empresas. Como tal, é necessário criar uma só voz. Neste sentido, a estratégia de comunicação deve ser estruturada por forma a utilizar um tom consistente e que transmita os valores da empresa.
Para que a coerência tenha presença em todas as ações, a estratégia de comunicação deve estar alinhada com a estratégia de marketing, tendo por base os objetivos do negócio.
5º passo – Solicite ajuda
Se necessita de uma solução ou de uma ideia “out of the box” para melhorar o seu negócio, não sinta vergonha de a solicitar.
Pode fazê-lo de forma direta. Como? Pode pedir aos seus colaboradores para darem sugestões gerais ou específicas, incentivando a participação e a sensação de integração nos projetos da empresa. O que acha de criar um sistema de sugestões esporádico ou contínuo, conforme a sua necessidade?
Com os seus clientes deve ter um tipo de interacção próximo, mas cuidado. Para tal, damos o exemplo da criação de concursos, organização de eventos ou outro tipo de ações que despertem interesse em ajudá-lo. É o seu negócio é que precisa dos seus clientes e deve manter uma boa relação com os mesmos.