6 passos para atingir os objetivos
- Visão
Uma empresa tem de ter uma Visão bem definida. Os colaboradores têm de saber qual o caminho a percorrer. É uma proposta a longo prazo. Por exemplo: ser a organização de referência nacional na venda online.
- Objetivos
São resultados que a empresa pretende atingir para alcançar a Visão. Por isso, têm de ir ao encontro da Visão. Por exemplo: se pretende ser uma empresa de referência a nível nacional na venda online, um dos objetivos pode ser aumentar as vendas online em 20% até ao final do ano. Os objetivos têm de ser mensuráveis, para nos ajudar a perceber se suportam a nossa Visão. Os objetivos têm de ser realistas, claros e com prazos definidos.
- Estratégia
A estratégia é o que vamos fazer para atingir os objetivos. Seguindo o exemplo acima, podemos dizer que vamos apostar fortemente na presença das redes sociais, por exemplo.
- Táticas
As táticas são ferramentas para por em prática a nossa estratégia. Se a nossa estratégia é melhorar a performance nas redes socias, devemos contratar um especialista em Marketing Digital ou entregar este tipo de tarefas a uma agência.
- Execução
As táticas de nada servem se as não implementarmos corretamente. Até podemos já ter criado uma presença nas redes sociais, mas se não nos promovermos corretamente, os objetivos não são alcançáveis. Criar conteúdo interessante e apelativo e dinamiza-lo nas redes sociais, é uma boa forma de criar tráfego para a página onde estamos a vender os nossos produtos ou serviços.
- Indicadores Chave de Desempenho (KPI´s em inglês)
Quando o plano está a ser implementado, é preciso avaliar se estamos a atingir os objetivos propostos. Assim, podemos sempre ajustar a estratégia e as táticas casos elas não estejam a correr como planeado.