Portugal Agora debate a economia circular
A plataforma Portugal Agora debate a economia circular com o objetivo de diagnosticar e apresentar estratégias e propostas concretas para promover modelos inovadores que incentivem o consumo sustentável, a reutilização de recursos e processos produtivos circulares e de maior simbiose com o ambiente.
Lisboa, 15 de novembro de 2018 – A plataforma Portugal Agora, em parceria com a Amb3E, organiza a Conferência “Economia Circular para acelerar Portugal”. A iniciativa, que tem lugar no dia 22 de novembro no Hotel Vila Galé Ópera em Lisboa, tem como objetivo a apresentação de modelos inovadores de incentivo ao consumo sustentável, a reutilização de recursos e processos produtivos circulares e com maior simbiose com o ambiente.
A economia circular assenta num processo integrado de reutilização, restauração e renovação e é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre crescimento económico e aumento do consumo de recursos. Promove um modelo de desenvolvimento dinâmico que exige compatibilidade técnica e económica (capacidade e atividade produtiva) mas que também requer enquadramento social e institucional (incentivos e valores).
“Num tempo em que muitos clusters da economia nacional se estão a reinventar, alavancados pela tecnologia e pela transformação digital, pretendemos abraçar os desafios abertos e as oportunidades criadas com uma discussão, ação e execução que permitam o desenvolvimento do país”, afirma Carlos Sezões, Coordenador do Portugal Agora.
O responsável acrescenta que “modelos económicos inovadores que assentem na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, como é o caso do conceito de economia circular, são estratégicos para a aceleração económica de Portugal ao mesmo tempo que melhoram o ambiente e a sustentabilidade a longo prazo”.
Segundo o Coordenador da plataforma, que se assume um projeto de dimensão estratégica, “definir o quê, como, quando e quem pode fazer e qual o impacto que podemos esperar da adoção de modelos de economia circular nesta conferência é uma oportunidade de conhecimento e aprendizagem de um tema cada vez mais atual e decisivo”.
A economia circular emerge do historial de medidas de incentivo à mudança de paradigma económico, procurando preservar a utilidade e valor dos recursos pelo máximo tempo possível, salvaguardando os ecossistemas e capital financeiro das empresas e sociedade civil.
O motor desta transição assenta no incentivo e desenvolvimento de modelos de negócio, estratégias de colaboração e produtos e serviços baseados no uso eficiente de recursos. Os benefícios possíveis são múltiplos, mas o principal é melhorar a competitividade da economia portuguesa, gerando iniciativas com forte potencial de exportação e impacto local.
A apresentação de estratégias e propostas para uma ação ampla – que vai desde do redesenho de processos e produtos até à otimização da utilização de recursos maximizando a sua reutilização, aumentando a eficiência e desenvolvendo novos modelos de negócios, está a cargo do Diretor Geral da Amb3E, Pedro Nazareth. Participam no painel de debate o Investigador e Especialista em Economia Verde, Fernando Teigão dos Santos, o Fundador e Presidente da ReFood, Hunter Halder, a Assessora do Ministro do Ambiente e da Transição Energética para a Economia Circular, Inês Costa, e a Diretora de Comunicação do Lidl, Vanessa Romeu.
A participação na conferência, à semelhança de todos os eventos da plataforma Portugal Agora, é de entrada livre mediante inscrição prévia através do endereço info@portugalagora.com.
Programa:
17:30h – Abertura: Carlos Sezões (Coordenador – Portugal Agora);
17:40h – Apresentação Pedro Nazareth (Diretor Geral – Amb3E)
18:00h – Painel Fernando Teigão dos Santos (Investigador/Especialista em Economia Verde), Hunter Halder (Fundador e Presidente – ReFood); Inês Costa (Assessora do Ministro do Ambiente e da Transição Energética para a Economia Circular), Vanessa Romeu (Diretora de Comunicação – Lidl)
19:00h – Debate
19:30h – Encerramento
Sobre o Portugal Agora:
O projeto “Portugal Agora” destina-se a criar uma visão, desdobrada em modelos estratégicos para o país, para as próximas décadas. Tal será conseguido através de um espaço plural de discussão, durante um período delimitado, com o intuito de determinar onde são possíveis convergências, que se materializem em prioridades, nas quais Portugal se possa desenvolver. O projeto assume dimensões estratégicas – Atratividade, Conhecimento, Empreendedorismo – para Portugal e quer ligá-las à execução e à ação. Informações adicionais: http://www.portugalagora.com/
Sobre a Amb3E:
A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, entidade gestora da Rede Electrão, é responsável pela recolha e encaminhamento para tratamento e valorização de mais de 400 mil toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA), gerados em Portugal. Em 2018 tornou-se a one-stop-shop de complicance ambiental em Portugal, com a gestão de resíduos de embalagens. Informações adicionais: http://www.amb3e.pt/
Por SayU Consulting