Comunicação e fechar negócios
A pandemia, e as suas sequelas, continuarão a desafiar a resiliência de pessoas e organizações. Mas há um futuro focado na construção em conjunto da recuperação, baseado em ferramentas, instrumentos e equipas que consigam o “restart” das empresas e organizações num novo contexto.
O foco estará na capacidade de reforçar parcerias e para transformar relações com os stakeholders. Uma oportunidade que exige agilidade, a todos os níveis, e uma grande dose de flexibilidade, adaptação e persistência, que só será possível com uma Comunicação bem estruturada e focada.
Chegámos ao reinado da Comunicação, no qual cada vez mais vai ser percecionado o valor que as características únicas de cada empresa (a marca) aportam aos negócios B2B. Cada vez teremos mais narrativas da história da marca, dos processos e dos detalhes que envolvem os diversos produtos ou serviços.
Para quem trabalha estrategicamente a Comunicação das organizações, é consensual que o contexto é um dos fatores mais importantes a ter em conta na gestão de relações com os stakeholders. A pandemia tornou evidente que é tempo para que a gestão de topo das empresas compreenda qual o contributo que a Comunicação pode dar para que as empresas sejam mais competitivas.
É possível uma empresa sobreviver sem comunicar, mas esta será mais eficiente se de forma intencional e estratégica gerir a Comunicação com os diferentes stakeholders. Tanto é que, em momentos de crise ou menos positivos, é a primeira função chamada a intervir.
O mundo pós-pandemia irá exigir maior transparência e mais confiança. Será essencial às empresas B2B aumentar a sua reputação e construir e consolidar as suas relações com todos os stakeholders. É determinante dar a conhecer a inovação, construir sinergias, construir confiança e cooperar num espaço de diálogo e negociação.
É a Comunicação institucional, a confiança e a unicidade da empresa que permite fechar os negócios e contribuir para o sucesso da empresa. A Comunicação, nas suas várias vertentes, terá sem dúvida um papel fundamental e estratégico para os negócios e organizações.
Conte connosco para construir a sua.