Networking e Relações Públicas
Trabalhar de forma coerente e integrada a Comunicação será o que vai permitir responder ao desafio de chegar não só a novos clientes, mas a todos os stakeholders. E esta dimensão será mais alcançável, eficiente e eficaz com o conhecimento “local”.
A Public Relations Portugal (PRP) assume uma dimensão local, o que lhe permite identificar e dar resposta às necessidades específicas do mercado – neste caso em Portugal, mas com a participação na Evoke Network com alcance global -, alcançando determinados segmentos do público e dar resposta a áreas de atividade de particular importância, assegurando uma crescente efetividade, quer comercial, quer operacional. Esta questão é decisiva na hora da escolha do parceiro de Marketing e Comunicação.
Uma agência de Marketing de Comunicação local conhece o mercado. Percebe a sua cultura, história e demografia, mas esta dimensão de conhecimento não se esgota aqui. Conhecer os principais stakeholders, como se posicionam, o que querem e o que pensam é uma riqueza de conhecimento que está à mão de semear.
Este ponto de partida permite pensar e desenvolver estratégias que incorporem as ligações entre os fatores locais e as histórias das marcas. E é a identificação com a narrativa da marca que muitas vezes convence quem tem de tomar as decisões. Uma boa e bem contada história garante que haja uma ligação emocional ao negócio e permite uma confiança aumentada.
Ser “local” também significa um aumento e melhoria das conexões, do networking e de relações públicas; uma agência pode alavancar a criação de uma rede e ajudar a encontrar as pessoas e organizações que orientam e alcançam os objetivos de negócio.
A SayU Consulting é a referência para as soluções de Marketing de Comunicação em Portugal e a PRP para os temas de Relações Públicas. Uma empresa estrangeira que queira desenvolver o negócio em Portugal precisa de trabalhar a marca de forma que explique o que é e porque é que é confiável.
A proposta de valor de uma organização tem de criativa e disruptiva. Implica a reavaliação permanente das relações com todos os stakeholders num cenário em mudança constante. A Comunicação, bem como a perceção relativamente a esta dimensão e à sua aplicação, têm de acompanhar esta transformação.