u’ve got mail

Dez 2, 2021

Como chegar a unicórnio

Como chegar a unicórnio

Como chegar a unicórnio

As empresas unicórnio são as que atingem uma valorização de 1.000 milhões de dólares sem estar em bolsa. Dada a sua raridade são chamadas unicórnio. O termo foi cunhado por Aileen Lee, a fundadora da Cowboy Ventures, em 2013 e são vários os fatores que levam a que passem de um sonho para uma start-up a funcionar.

Muito se questiona sobre como chegar a unicórnio ou se há fatores ou caraterísticas que permitam chegar a unicórnio. Elencar é arriscado, mas há vários envolvidos no sucesso ou fracasso de uma start-up que podem ser apontados como comuns:

  • Utilização das redes sociais opara reforçar a comunicação, conseguindo assim amplificar a sua mensagem e causar maior impacto no público-alvo. Com social media o investimento em segmentação é menor que, por exemplo, em televisão.
  • Desenvolvem uma estratégia comercial consumer centric. Ou seja, o cliente está sempre no centro do processo antes (desenvolvimento da ideia), durante (produção do bem ou serviço) e depois (pós-venda). A experiência de utilizador é fundamental, com a valorização cada vez mais intensa da experiência de compra ou utilização.
  • Uma expansão global e acelerada, uma vez que as start-ups com qualidade e ambição nascem com uma mentalidade global e seguem uma estratégia de se tornarem grandes da forma mais rápida possível. Apostar na internacionalização e ter um modelo escalável são elementos fundamentais para atingir ambos os objetivos.
  • São organizações multidisciplinares e multiculturais e a diversidade, a par da valorização do talento e da criatividade, faz parte do seu ADN. Nos seus quadros contam com perfis profissionais muito diferentes, sendo a diversidade uma de suas forças quando se trata de gerar ideias disruptivas.
  • A incerteza como parte da operação diária é outra das caraterísticas, dado que linha que separa o triunfo do fracasso é muito ténue. Este tipo de empresa aprende a lidar com constantes altos e baixos, desenvolvendo assim uma resiliência única.
  • Uma comunicação eficaz e impactante, capaz de transmitir as ideias mais cativantes de forma inspiradora, causado impacto e atraindo investimento.

Estas, e algumas outras caraterísticas específicas de cada uma delas, tornam estas empresas raras e difíceis de encontrar. São perto de um milhar em todo o mundo em áreas de negócio que vão dos transportes ao trabalho, passando pela exploração aeroespacial e os cigarros eletrónicos.

Conte connosco para saber mais!

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt