Potenciar a liderança de pensamento
Atualmente, todas as empresas, sejam de grande ou pequena dimensão, precisam de um líder estratégico. No entanto, o trabalho de um líder estratégico não é tarefa fácil e são muito poucos os que entendem o que isso implica.
Apresentamos-lhe algumas características de um líder com pensamento estratégico:
- Saber pensar de forma crítica: É característico num líder com pensamento estratégico questionar tudo o que o rodeia. É necessário analisar verdadeiramente os problemas para identificar os motivos, desafiar crenças e formas de pensar, incluindo as suas e descobrir a hipocrisia, manipulação e preconceito nas decisões organizacionais.
- Alinhar: Atualmente o consenso é raro. Um líder estratégico deve estimular o diálogo aberto, construir a confiança e envolver os principais interessados, especialmente quando as opiniões divergem. Para isto, é indispensável entender o que impulsiona as pessoas, incluindo o que permanece oculto, trazer questões árduas para a superfície, mesmo quando é desagradável e avaliar a tolerância ao risco.
- Decidir: Muitos líderes são vítimas de “paralisia da análise”. É preciso desenvolver processos e aplicá-los, enquadrar cuidadosamente a decisão de chegar ao cerne da questão, velocidade de equilíbrio, rigor, qualidade e agilidade. Por vezes, é necessário deixar a perfeição para poderes superiores e tomar uma posição, mesmo com informações incompletas e diversos pontos de vista.
- Interpretar: Um líder com um bom pensamento estratégico deve saber interpretar. A ambiguidade é inquietante. Confrontado com esta, um líder é obrigado a chegar uma solução rápida. Um bom líder estratégico mantém-se estável, sintetiza as informações de várias fontes antes de desenvolver um ponto de vista, testa várias hipóteses e encoraja os outros a fazer o mesmo.
Para conhecer mais características de um líder com pensamento estratégico espreite o artigo original no qual nos inspirámos aqui.