u’ve got mail

Abr 28, 2016

Marca vs Reputação

marca reputação

Marca vs Reputação.
A sua marca é aquilo que gere. A sua reputação é a perceção exterior da mesma.

Uma marca pode ser definida como aquilo que significa na mente das pessoas que está a tentar alcançar, influenciar e incentivar à ação. Não significa aquilo que a organização quer significar, isso é posicionamento. A marca representa aquilo que somos agora.

Se aceitarmos esta definição de marca, então marca e reputação podem ser exatamente a mesma coisa. Mas isso não parece bater certo. Então quais são as diferenças entre marca e reputação?

Uma marca é indelével. A reputação tem um caráter temporário, mas pode potenciar a atuação da marca ao longo do tempo. Uma marca pode ser compreendida através dos resultados alcançados, a reputação pode ser influenciada por diversas coisas, incluindo a experiência do público com a marca/organização.

Não é possível controlar completamente a marca mas um gestor tem mais controlo sobre a mesma que sobre a reputação da sua instituição. As marcas são largamente moldadas pelo trabalho desenvolvido com os media e conteúdos publicitários, que permite mais controlo sobre a mensagem. A reputação é largamente afetada pelo social media, que é mais difícil de controlar.

A influência da reputação sobre a marca torna imprescindível assegurar uma estratégia de relações públicas que clarifique de que modo a história da marca vai ser contada através das plataformas a utilizar. Introduzir uma mensagem clara no contacto a estabelecer com o público pode ajudar a fortalecer a mesma, através em momentos de crise e assegurar que a reputação não substitui a mesma.

Desenvolver estratégias específicas para encurtar a distância entre a reputação e o posicionamento desejado, como o market research, pode ajudar a clarificar que associações são realizadas relativamente à organização e à sua marca. Só assim se torna possível descobrir contra quais devemos agir e quais devemos incentivar.

Uma estratégia de comunicação plenamente pensada tem o seu papel enquanto facilitadora de manter a marca e a reputação credíveis e sinónimos.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt