A revolução digital e a explosão das plataformas de social media alteraram profundamente os fatores que influenciam a ação do consumidor enquanto estes empreendem a sua decisão de compra. Ao considerar produtos e serviços, o público lê comentários online, compara preços e procura ofertas recorrendo a dispositivos móveis. Após o ato de compra os consumidores tornam-se eles próprios avaliadores e exigem um acompanhamento contínuo com as marcas. Embora as empresas possuam acesso a terabytes de dados sobre todas estas mudanças comportamentais, muitas ainda não conseguem responder à questão fundamental: como exatamente é o nosso público influenciado?
Cada vez mais, são as interações entre as marcas e o seu público o elemento mais relevante na comunicação da mensagem da marca e na condução da relação com potenciais compradores sustentada por este tipo de insights, a organização pode criar modelos de alocação de recursos de marketing e apontar a sua atenção a distintos pontos de interação. Tal permite tomar decisões mais eficazes relativamente à estratégia de marketing, tanto por segmentos de público como em relação a situações específicas do ciclo de vida do produto/serviço.
As organizações encontram-se cientes da importância crescente de pontos de contacto como os media, mesmo não compreendendo a verdadeira magnitude de seus efeitos ou como influenciá-las. Uma análise aprofundada ao processo de Comunicação para com o público serve para elucidar relativamente aos canais e às mensagens que realmente influenciam o comportamento do consumidor. Isso obriga os profissionais de marketing a estarem prontos para usar as descobertas e resultados alcançados para contrariar situações menos positivas e realizar um investimentos em marketing mais rentável e que decididamente influencie as decisões de compra.