BENCHMARKING
Na semana passada a Say U Consulting partilhou consigo em que consiste, quais as vantagens e desvantagens da técnica Benchmarking. Esta semana, e para que possa aplicar melhor esta técnica, apresentamos-lhe o processo passo a passo e os diferentes tipos de benchmarking.
Caminho para o sucesso:
- Total conhecimento da empresa;
- Análise SWOT: perceber acima de tudo quais os pontos a ser melhorados;
- Realizar estudos de mercado;
- Selecionar empresas que têm as nossas fraquezas como pontos fortes e entender a estratégia que seguem;
- Delinear um plano estratégico que colmate as nossas fraquezas e as torne em pontos fortes;
- Implementar as ações pensadas;
- Monitorizar constantemente o processo para perceber se os resultados estão ou não a ser alcançados e o que é preciso alterar;
- Dar continuidade ao processo.
Diferentes tipos de Benchmarking:
Genérico
Comparação de aspetos funcionais a fim de delinear melhores práticas para uma área.
Interno
Procura de práticas mais eficazes para melhorar a dinâmica organizacional.
Competitivo
Análise pormenorizada a todos os níveis das práticas da concorrência para que seja possível a sua superação.
Funcional
Este tipo de benchmarking é independente do setor das empresas, refere-se ao processo de trabalho efetivo, sendo analisas funções, exemplo do processo de distribuição.
Cooperação
Neste caso existe uma eficaz cooperação entre empresas. Todas partilham informações sobre os seus processos com o objetivo de crescimento a diferentes níveis, uma vez que este tipo de benchmarking é praticado, por norma, entre empresas com pontes fortes diferentes.