A tecnologia tem vindo a mudar o mundo a todos os níveis e no que toca ao lançamento de novos negócios e startups torna possível fazer coisas interessantes e com impacto.
No mercado atual uma startup pode concorrer com um dos “grandes” do seu setor, desde que adote uma boa estratégia, e para isso as Relações Públicas são fundamentais para todo o delineamento estratégico.
Há algumas ferramentas para potenciar as Relações Públicas na sua empresa, seja ela uma startup, ou uma empresa de pequena, média ou grande dimensão. Hoje destacamos 3:
PRWeb
- Crie os seus releases
- Distribua as suas notícias
- Acompanhe as suas notícias
O envio de press releases é a melhor forma de dar a conhecer a sua empresa aos jornalistas. Crie uma estratégia e uma abordagem que seja interessante para bloggers e jornalistas e utilize esta plataforma para fazer chegar a uma grande quantidade de destinatários o seu press.
Esta ferramenta permite enviar em massa os press’s e fazer o acompanhamento da situação, percebendo por exemplo, quantas pessoas leram o press, quanto feedback está a receber, e quantos canais de media receberam o seu press. Apesar de ser um serviço pago, é útil e poupa tempo e recursos pois faz todo o trabalho por si, sendo um bom investimento.
Esta ferramenta pode ajudá-lo a responder a perguntas como:
- Quantas vezes seu press foi lido?
- Quantas reações há por dia ao título do seu press?
- Quantos meios de comunicação receberam seu press?
Meltwater
Sendo uma ferramenta complexa, o Meltwater pode ser utilizado para acompanhar a sua concorrência, e quando aparecem ou são referidos pelos media. Com o Meltwater pode manter-se atualizado acedendo a editoriais, blogs e meios de comunicação em tempo real, e monitorizando o que é publicado. Desta forma é mais fácil saber onde e quando reagir.
Cision
Se procura um software forte para trabalhar as Relações Públicas na sua organização e ver (e receber) resultados em formato e tempo real, o Cision é a ferramenta certa. Isto porque é um software completo que tem tudo que precisa para implementar e promover uma campanha de comunicação eficaz.
O Cision ajuda-o com uma base de dados com número significativo de jornalistas, editores e opinion makers. Entre outras funções, destacamos algumas que o vão ajudar a implementar uma campanha de comunicação através da utilização do Cision:
- Distribuição antecipada de press releases.
- Ferramenta para acompanhar o seu desempenho.
- Ferramenta para acompanhar menções.
Dotado de ferramentas ideais para as suas necessidades e inclui funções para monitorar elementos como os meios de comunicação social, a transmissão em vídeo, os media impressos, os media online, relatórios diários de noticias, entre outros.