u’ve got mail

Out 2, 2023

RP para empresas FinTech, B2B e SaaS

FinTech

 

A competitividade do mercado exige por parte das empresas a adoção de estratégias específicas com o objetivo de elevar o seu posicionamento.

 

Financial Technology

 

Um dos exemplos de empresas tecnológicas que adotam estratégias de Relações Públicas (RP) consiste em empresas da área Financeira, mais especificamente, financial technology ou FinTech, que procuram melhorar e automatizar os seus serviços. A evolução na utilização de novas tecnologias, nomeadamente, da internet e dos dispositivos móveis, potenciou uma enorme evolução no mercado. Tarefas de caráter financeiro que anteriormente ficavam a cargo de grandes firmas podem, neste momento, fazer parte de forma facilitada do quotidiano bancário e financeiro das pessoas. 

O caso da empresa Chargebee consiste numa empresa de financial technology que se preocupa em auxiliar indivíduos e pequenas empresas a automatizar e gerir as suas faturas, subscrições, entre outros. Ao disponibilizar este tipo de serviços, a Chargebee procurou por estratégias de RP de maneira a comunicar este tipo de informação a grande escala. 

 

Empresas B2B e SaaS

 

Para além disso, é também possível aplicar estratégias de gestão de Talento e planeamento de equipas a empresas B2B (Business to Business) e SaaS (Software as a Service). No caso de empresas SaaS, estas fornecem um serviço na qual o seu software encontra-se implementado na cloud e poderá ser acedido em qualquer lugar, sendo que este tipo de modelo é bastante atrativo para segmentos díspares de empresas – PME a empresas de grande dimensão – graças ao seu carácter prático. Por exemplo, empresas como a Recruitee utilizam serviços de SaaS de RH, ou seja, dispõem de um software que auxilia o processo de recrutamento de novos colaboradores. Este tipo de serviço permitiu que a empresa se tornasse num líder no mercado, em paralelo com a consolidação de uma presença nos media significativa, de forma a expandir e comunicar as suas soluções. Com o auxílio das RP, empresas como a Recruitee têm a oportunidade de reforçar a sua posição no mercado ao tornar-se numa empresa fidedigna, estabelecendo uma posição de thought leader ao disponibilizar informação relevante e especializada. 

O marketing de RP estabelece uma posição de relevância relativamente à tarefa de destaque e ascensão de determinadas empresas, assim como de apresentação das suas respostas para a resolução dos desafios identificados no mercado. 

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt