A expansão para um país vizinho pode ser um passo crucial para o crescimento e sucesso de uma empresa.
Assim exigindo uma estratégia bem definida para garantir que o processo é harmonioso e eficaz.
No caso da Velca One, os seus valores de sustentabilidade e inovação são partilhados pelo mercado português, e foi, por isso, com naturalidade que a marca se expandiu para Portugal.
Passos a cumprir
A eficiência no processo requer determinados passos, nomeadamente:
Pesquisa e análise de mercado
Compreenda o mercado-alvo: realize pesquisas aprofundadas sobre o país vizinho, por exemplo, Portugal, incluindo o seu cenário económico, político, social e cultural. Identifique as tendências do mercado, os principais concorrentes e o público-alvo ideal para os produtos ou serviços, no caso da Velca, motas elétricas.
Avalie as oportunidades: considere fatores como dimensão de mercado, procura por produtos ou serviços a disponibilizar e barreiras à entrada.
Estratégia de entrada no mercado
Escolha como entrar no novo mercado: existem várias maneiras de entrar num novo mercado, como por exemplo exportação direta, licenciamento ou joint venture. Cada método tem suas vantagens e desvantagens e é preciso saber qual se adequa melhor ao seu produto ou serviço.
Estabeleça parcerias estratégicas: desenvolva parcerias com empresas locais que já têm uma presença estabelecida no mercado, como seja o caso de distribuidores ou agências de comunicação.
Cumpra com as leis e regulamentações: certifique-se de que cumpre todas as leis e regulamentações relevantes no novo mercado.
Estratégia de Marketing
Desenvolva uma estratégia de marketing eficaz e adaptada ao mercado local: devem ser selecionados canais de marketing adequados, como publicidade – online ou outra -, ou offline, social media, relações públicas e eventos.
Adapte a mensagem: certifique-se de que a mensagem é culturalmente relevante e ressoe com o público-alvo local.
Lançamento da Velca ONE em Portugal
Um exemplo do lançamento de um produto ou serviço num país vizinho está na Velca, marca de veículos elétricos de duas rodas fundada por cinco jovens empreendedores espanhóis em fevereiro de 2020 que se expandiu recentemente para Portugal e deu oportunidade de conhecer e ensaiar o seu modelo Velca ONE.
A SayU Consulting foi a parceira estratégica escolhida pela Velca para a apresentação dinâmica deste novo modelo, num evento que decorreu no dia 20 de junho, e para o qual a consultora de marketing, comunicação e relações públicas trabalhou no planeamento e desenvolvimento de media Relations e engagment com outros stakeholders, nomeadamente influenciadores digitais.
Mais do que falar ou olhar, convidou-se a experimentar a Velca ONE, percorrendo um trajeto em que foi possível perceber todo o potencial, performance e o que torna a Velca ONE única no mercado, bem como aquilo que diferencia a marca espanhola em expansão na Europa.
A Velca tem como o objetivo de “revolucionar” a forma como nos deslocamos nas cidades com a mobilidade 0.0 (zero emissões, zero ruído). Qualidade, conceção, segurança e autonomia, são as palavras-chave para tornar a Velca ONE, um modelo top selling. Uma parceria estratégica para o marketing, comunicação e relações públicas é vital para alcançar esse objetivo.