A forma como se produz e distribui e consome conteúdo de poder mudou.
Há uma transferência de poder, onde quem manda é a audiência, que deixou de ser passiva e passou a escolher o conteúdo que vê, lê, ouve, presta atenção e qual a mensagem a que vai dar valor.
O grande objetivo passa por identificar, criar e distribuir conteúdos únicos que garantam envolvimento dos públicos com as marcas.
Em comunicação nada tem o poder como uma boa história. Quem conta a melhor história tem mais sucesso e para o fazer deverá:
- Assumir a liderança no futuro com o acompanhamento das tendências tecnológicas
- Humanizar, criar enamoramento através de uma narrativa mais intimista através de um tom mais informal e com maior emoção para garantir mais proximidade com públicos;
- Criar confiança usando especialistas, maior acessibilidade com simplificação e colocar na inovação o fator diferenciador
- Utilizar as diversas ferramentas para chegar a maior audiência e tornar interessante o tema, segmentando a audiência e o público-alvo
- Preocupação com o futuro do consumidor, responder às suas necessidades e melhorar a sua experiência e qualidade de vida
Ao longo dos anos o Storytelling – uma boa e bem contada história – tem vindo a reinventar-se e a adaptar-se às modificações sociais do momento. O consumidor procura, cada vez mais, conseguir identificar-se com marcas que espelhem os valores que defende. A maioria identifica-se com um storytelling criativo e emocional, no qual o segredo passa por conseguir construir histórias mobilizadoras e envolventes de forma sucinta e impactante.
Também as marcas têm optado por contar uma história de uma forma inovadora e com a qual o público se identifique. Os dividendos, sobretudo de reputação, são largamente positivos visto que o público estabelece uma relação emocional com a marca em questão.
Para garantir uma relação emocional do consumidor para com a marca em questão há alguns elementos-chave:
- São emocionais
- Ajudam ou motivam alguém
- Envolvem os utilizadores
- Fazem com que as pessoas se identifiquem e revejam nas situações
- Escalam facilmente a nível de alcance e partilhas
- Exploram motivações e comportamentos comuns