A importância de avaliar o Marketing
Os benefícios intangíveis de uma estratégia de marketing:
- Melhorar e potenciar o reconhecimento da marca
- Educar os clientes sobre a oferta disponibilizada e reforçar a relação com stakeholders
Os objetivos traçados devem ser mensuráveis e aplicáveis a todas as tarefas de marketing realizadas, num conjunto de metodologias diversas utilizadas pelas organizações.
As métricas de performance de marketing ou outros indicadores são úteis não apenas para os profissionais da área mas também para a restante equipa de gestão, permitindo-lhes avaliar de que modo o marketing possui impacto na atividade desenvolvida. Isto releva-se particularmente importante uma vez que o orçamento para o marketing é dos primeiros elementos a ser reduzido em momentos de incerteza económica.
À medida que os marketers enfrentam mais pressão para demonstrar resultados provenientes da sua atuação, as métricas ajudam a medir a relação entre o investimento em marketing e os lucros alcançados. Apontam também a forma como o marketing contribui e complementa iniciativas noutras áreas da organização, exemplo das vendas e do contacto com o cliente.
Paralelamente, ao avaliar e regular a performance do marketing permite monitorizar o progresso realizado face aos objetivos anuais delineados, identificar que áreas do marketing mix necessitam de modificação ou melhoria e assegurar que a oferta disponibilizada responde às necessidades dos clientes e stakeholders.
Estabelecer métricas de performance é um passo essencial para ajudar as marcas a satisfazer o seu público, estabelecer uma imagem reconhecível e clara, ser proativo no mercado e incorporar integralmente o marketing na estratégia de negócio global da organização.