Longe vão os dias em que enviávamos comunicados de imprensa para uma lista inteira de meios de comunicação. O fim da independência entre os departamentos de vendas, TI, marketing ou RH de uma organização também ocorreu. Simplificando: a estratégia de Relações Públicas está a mudar, verifica-se a mudança na área de RP, com o surgimento de novos desafios.
Estas mudanças oferecem muitas oportunidades para os profissionais de comunicação. Não só para adotar novas competências, mas também para impulsionar e expandir as fronteiras da indústria. No entanto, existem também alguns desafios.
A Nova Estratégia de Relações Públicas
Hoje, os profissionais de comunicação devem ser multitarefas e manter-se atualizados com as tendências e melhores práticas em RP. Gestão de Comunicação de Crise, Relações com a Media, Branding e outros processos estão em constante mudança.
Cada vez mais, os profissionais de Relações Públicas exercem funções complementares, como marketing e social media, o que exige experiência em redação, análise de dados, desenvolvimento de estratégias e muito mais.
Mudanças nas Relações Públicas
As RP estão constantemente a enfrentar mudanças significativas, sobretudo as que ocorrem no ambiente de negócios mundial. Como acontece com a maioria das áreas de serviços de marketing, as Relações Públicas são obrigadas a responder a estas mudanças.
As tendências de gestão apresentam muitas oportunidades para a função de Relações Públicas. Estas tendências incluem a crescente preocupação das partes interessadas além da questão tradicional de propriedade/dividendos. Existem muitos outros indivíduos e grupos que as empresas e os líderes empresariais devem considerar ao tomar decisões estratégicas e táticas.
Grupos como fornecedores, clientes, comunidade, grupos ambientais e funcionários têm interesses nas ações das organizações e é necessário que a maioria das empresas considere estes atores e a sua influência. À medida que estas componentes externas se tornam um fator na capacidade de uma empresa operar com sucesso, é do interesse desta assumir um papel proativo na informação destes grupos quanto à estratégia, ações e políticas corporativas. Isto também significa criar novas perspetivas onde as Relações Públicas possam atuar.
A estratégia de Relações Públicas está a mudar, ocorrendo uma mudança na área de RP. Quais são os novos desafios? Contacte-nos e explore todas as possibilidades enquadradas nas Relações Públicas.