u’ve got mail

Out 26, 2023

A natureza de uma startup na atualidade

startup

 

Uma startup consiste num negócio assente na originalidade – passa por inovar numa indústria assim como disponibilizar algo que ainda não tenha sido criado – além de que são também empresas que desenvolvem um serviço ou produto único com o princípio de ser irresistível para os seus consumidores assim que é colocado no mercado.

 

O fenómeno das startups associa a inovação no mercado, através da criação de novas categorias de produtos e serviços, à perturbação de formas enraizadas de pensar. Por este motivo, muitas startups são conhecidas dentro da sua indústria como “disruptoras”. Exemplo de empresas hoje plenamente consolidadas: Facebook, Amazon, Apple, Netflix ou Google.

 

Startup vs. Empresa tradicional

 

Como qualquer empresa, uma startup dispõe de um número de colaboradores que procuram entre si criar um produto que, eventualmente, o seu público irá comprar. Contudo, o que distingue as startups de uma empresa tradicional é a forma como estas atuam e como procuram atingir o seu objetivo principal.

No caso das empresas tradicionais, estas têm a tendência de replicar algo que já foi criado anteriormente. Pelo contrário, as startups procuram desenvolver um novo modelo, ao criar uma estratégia que distingue o seu negócio de qualquer outro. Este tipo de abordagem por parte das startups pode originar milhões de potenciais clientes, ao invés de algumas centenas no caso das empresas tradicionais.

Existem outras diferenças que distinguem as startups das empresas tradicionais, como é o caso do seu crescimento. As startups procuram fazer crescer o seu negócio constantemente, através da melhoria dos seus produtos e/ou serviços, de acordo com o feedback recebido. Além disso, procuram também fazer crescer o seu círculo de clientes.

 

Como têm sucesso as startups?

Nem todas as startups têm automaticamente sucesso, para isso, é fundamental estar em linha com as seguintes ideias:

  • Os fundadores devem ter conhecimento acerca da indústria na qual se irão inserir;
  • A equipa deve ter paixão por aquilo que faz e procura criar;
  • Os colaboradores devem estar dispostos a investir o seu tempo;
  • Compreender os motivos pelo qual surgiram – identificar a ideia principal e mensagens associadas;
  • Compreender a dimensão do mercado.

Caso esteja dentro desta linha de pensamento, a probabilidade de a sua startup vir a ter sucesso aumenta significativamente.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt