O serviço personalizado em comunicação contribui muito para o incentivo dos consumidores a comprarem a uma marca.
As pessoas gostam de se sentir especiais e este facto reflete-se na forma como se comportam diariamente.
Desenvolver uma estratégia de marketing personalizada exige muito mais esforço do que abordar diretamente um segmento do público. Cada pessoa deve sentir que a marca se dirige diretamente a ela.
Algumas campanhas de marketing personalizado de enorme sucesso na memória recente deixaram um impacto indelével na nossa cultura popular.
Vídeo personalizado em e-mails
O vídeo personalizado em e-mails, aproveitando plataformas como Loom ou Bonjoro, é uma excelente estratégia de personalização que oferece um envolvimento acrescido. Os vídeos personalizados podem levar apenas um minuto ou mais para serem gravados, mas oferecem enorme valor aos destinatários, medido em mais do que apenas tempo. São uma excelente forma de humanizar uma marca, bem como criar taxas de abertura mais elevadas para campanhas implementadas através de correio eletrónico.
Relatório de fim de ano do Spotify
O relatório Wrapped de fim de ano do Spotify é um ótimo exemplo de personalização. Os utilizadores têm curiosidade em conhecer os seus próprios hábitos de escuta e há uma componente divertida de revelação. Os modelos de gráficos sociais e as listas de reprodução personalizadas tornam mais fácil influenciar os milhões de utilizadores da plataforma. O relatório também partilha se o utilizador está na percentagem mais elevada da base de fãs de um artista, acrescentando um nível de competição que pode ser partilhado.
Lançamento da aplicação de AR da IKEA
O lançamento da aplicação de realidade aumentada da IKEA em 2017 mudou o panorama do serviço personalizado em comunicação. Os consumidores puderam passar a visualizar os produtos IKEA no seu espaço com produtos virtuais 3D à escala real, no conforto das suas casas. As experiências virtuais são o futuro do marketing personalizado, oferecendo diversão, táticas de envolvimento criativas e a máxima conveniência.
Segmentação de prospects e novos clientes
As equipas de marketing também podem segmentar potenciais clientes durante o processo de integração para auxiliar a sua estratégia de personalização. Por exemplo, a Owler, um fornecedor de serviços de análise empresarial, faz perguntas simples para conhecer os novos utilizadores de nível gratuito, tais como o seu cargo, percurso profissional e razões para aderir ao site. Isto permite segmentar o público por função e potencial intenção de utilização da plataforma.