Apenas metade das empresas exportadoras tem um departamento de comunicação.
A conclusão é de um inquérito divulgado pela Marketeer realizado junto do tecido empresarial português. E os dados são claros. Pouco mais de metade das empresas tem um departamento de comunicação. Dentro destas, apenas 60% tem um plano de ação anual definido.
No entanto, 75% das empresas inquiridas reconhece que a sua importância é “Elevada” ou “Muito Elevada”. Além disso, 58% das empresas B2B exportadoras portuguesas vai aumentar o investimento em comunicação tendo em vista o reforço da relação com os stakeholders, uma vez que em 78,2% das empresas esta relação é assegurada pelo departamento comercial.
“O contexto em que vivemos, e que não sabemos ao certo quando mudará, tornou evidente que é tempo para que a gestão de topo compreenda qual o contributo da comunicação na competitividade das empresas. O negócio das organizações B2B assenta maioritariamente nas relações entre diferentes interlocutores e a comunicação tem um papel essencial, que acrescenta valor às empresas, tornando-as mais competitivas”, comentam Ana Raposo e Marta Gonçalves, investigadoras responsáveis pelo inquérito.
A destacar, ainda, que nove em cada dez das empresas inquiridas (90,3%) tem um website, sendo que a maioria do investimento em comunicação vai para social media (76,6%). Seguem-se a participação em feiras profissionais (70,2%), publicidade (59,7%), missões empresariais (50,4%) e, por fim, media relations (41,1%). No entanto, apenas cerca de metade das empresas inquiridas (49,2%) monitoriza e avalia o retorno dos investimentos em comunicação.
A destacar, ainda, que nove em cada dez das empresas inquiridas (90,3%) tem um website, sendo que a maioria do investimento em comunicação vai para social media (76,6%). Seguem-se a participação em feiras profissionais (70,2%), publicidade (59,7%), missões empresariais (50,4%) e, por fim, media relations (41,1%). No entanto, apenas cerca de metade das empresas inquiridas (49,2%) monitoriza e avalia o retorno dos investimentos em comunicação.
O estudo intitulado “InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses (InterComm)” foi desenvolvido pela Escola Superior de Comunicação Social em parceria com a SayU Consulting – Evoke Network.
In APICCAPS