As melhores campanhas de Storytelling
Mais do que vender um produto ou serviço, as marcas querem, cada vez mais, posicionar-se no mercado e garantir uma experiência positiva aos seus consumidores. Assim, o storytelling é uma das estratégias mais importantes para qualquer marca. Não é apenas uma ferramenta de vendas mas sim uma estratégia que ajuda a construir relações, que permite que as pessoas se envolvam através dos seus sentimentos e emoções.
Ao contrário do que era feito nos antigos anúncios publicitários, onde a sugestão de compra era muito mais agressiva e direta e não existia uma mensagem forte a transmitir, hoje o foco é contar histórias que permitam a existência de uma ligação emocional por parte do público.
Assim, apresentamos-lhe três boas campanhas de storytelling que fizeram sucesso pelo mundo fora:
A Coca-Cola é mundialmente conhecida pelos seus anúncios publicitários, onde existe sempre o conceito de que os seus produtos são um estímulo para o início de algo. A campanha “Share a Coke” é um bom exemplo. Nesta campanha, a marca desenhou novas latas com vários nomes de pessoas, e incentivou-as a partilharam a lata com os seus entes queridos. Esta ação ativa a nossa memória e os nossos sentimentos, quando vemos o nosso nome ou o de um amigo ou familiar na lata. Inevitavelmente, isto desencadeia uma ação de compra das latas para oferecer ou nem que seja para guardar como lembrança. Foi assim que a marca conseguiu transmitir mensagens de alegria e momentos de partilha entre as pessoas, deixando de lado a venda de produto pura, apelando às emoções e sentimentos.
Sendo um serviço de streaming de música, vídeos e podcasts, o Spotify armazena dados, de forma continua, sobre os conteúdos que os seus utilizadores ouvem. Aproveitando estes dados, a marca conseguiu desenvolver uma campanha original, conjugando as informações e dados demográficos dos seus ouvintes.
Assim, espalhou outdoors, por toda a cidade de Londres, com frases de resoluções cómicas para o novo ano, utilizando os hábitos dos ouvintes. Foi uma campanha que utilizou os dados sobre os hábitos musicais dos utilizadores para influenciar o humor coletivo.
A empresa Always lançou a campanha #LikeAGirl, que tinha como objetivo inspirar as raparigas mais novas a não terem problemas em lidar com o termo “como uma menina”, constantemente associado a um conceito de fraqueza. Num vídeo muito bem elaborado, é mostrada a realidade entre as mulheres que já passaram a fase da adolescência e as meninas que estão na infância. Mostra a diferença entre a perceção dos que utilizam o termo e o efeito real que este pode ter na vida das raparigas e como isso pode diminuir a autoconfiança. O mote da campanha acaba por ser “Eu comporto-me como uma rapariga, porque eu sou uma rapariga. E não tenho de ter vergonha nisso.”