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Set 26, 2017

Como as Relações Públicas e as Vendas se interligam

4prgeeks

A atividade de Relações Públicas em Portugal surge por volta dos anos 50 patrocinada sobretudo por empresas multinacionais.

Associada sempre a uma vertente do marketing que surge como ponte de diálogo entre os vários públicos e que através de vários meios transmite a boa imagem de uma organização.

Para Ivy Lee, conhecido como o pai das RP, as relações públicas são uma técnica de comunicação, que visa a criação de um clima favorável de entendimento mútuo entre uma organização e os seus públicos, onde um dos principais focos do seu desempenho passa pela promoção da imagem da instituição junto do seu target (público pretendido).

Mas como se relacionam as Relações Públicas e as vendas dentro de uma empresa? Onde encontram um caminho comum?

Esta questão pode ser respondida, se percebermos que atualmente, “vender” é muito mais do criar lucro: é também estabelecer relações, orientação para o mercado e manter o foco no cliente.

Podemos ver isso com o exemplo do impacto que um evento pertinente e bem planeado pode ter na vida de uma organização e para a atividade comercial da mesma. Um tom de comunicação adequado e criativo transmite valores e atributos intangíveis, como a imagem da marca, a cultura empresarial e o posicionamento da organização.

As Relações Públicas e tudo aquilo que envolvem, desempenham sem dúvida um papel fundamental na concretização dos objetivos comerciais da empresa e são a melhor via para chegar até todos os públicos e stakeholders, de acordo com o nível de envolvimento e expetativas que estes têm para com a organização.

Segue assim, um resumo de algumas das vantagens do uso das relações públicas para o alcance dos objetivos comerciais de uma organização:

  1. Criam e aumentam a notoriedade do produto;
  2. Explicam as características do produto aos públicos interno e externo;
  3. Estimulam a apetência para a compra;
  4. Veiculam e consolidam um capital de confiança junto dos públicos;
  5. Informam e motivam os colaboradores para as vendas;
  6. Constroem imagem e geram goodwill;
  7. Divulgam a marca.
Fonte

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