Campanhas e resultados
O acompanhamento dos resultados e a flexibilidade na otimização das campanhas é chave para melhorar a comunicação com os públicos-alvo e tem evoluído num sentido cada vez mais analítico na última década.
Atualmente, a grande maioria das estratégias de comunicação digital das marcas gira à volta da presença nas redes sociais, mas há alguns anos era impensável conhecer tão a fundo os consumidores como conhecemos hoje.
Desta forma, os indicadores de performance que avaliam as campanhas e peças de comunicação começaram a ser estrategicamente utilizados. Com a transformação das plataformas digitais tem vindo a ser possível inovar na forma como fazemos publicidade online e conseguimos trabalhar a visibilidade das marcas.
Os dados analíticos que medem o sucesso de uma estratégia de marketing ou comunicação são conhecidos como os KPIs (Key Performance Indicators) e apesar de serem fundamentais não podem existir isoladamente. São métricas que têm procurado encaminhar as campanhas de comunicação no sentido de responder aos objetivos de negócio da organização. E trazer bons resultados tem de ser sinónimo de resposta a estes objetivos, caso contrário, de nada servem.
Um acompanhamento constante dos resultados e uma adaptação flexível na otimização das campanhas são formas de controlar os resultados e retraçar os caminhos a seguir – através do conhecimento profundo dos nossos públicos-alvo e dos seus interesses.
A transformação digital veio modificar e criar novos perfis de consumidores que são cada vez mais exigentes com o conteúdo digital e cada vez menos fidelizados às marcas. E esta constante aprendizagem e busca pelo que realmente procuram numa marca é vital para a construção de campanhas de comunicação de sucesso.
Existem algumas características inteligentes das ferramentas de comunicação que podem ajudar na definição de estratégias de comunicação digital eficientes.
Por exemplo, a mobilidade e geolocalização, que atualmente torna possível a avaliação da localização dos nossos targets de forma precisa tal como a definição de quais são pontos de maior alcance.
Também o constante update dos algoritmos – os algoritmos utilizados são cada vez mais precisos no universo digital, o que traz uma maior fiabilidade às ações que são desencadeadas e construídas de forma analítica.
Algumas ferramentas úteis
O ROI — Return On Investment
Esta é uma métrica que nos consegue traduzir, de forma simples e intuitiva, se as estratégias de marketing estão a resultar ou não de acordo com o target selecionado.
O ROI permite-nos compreender se o retorno financeiro sobre determinado investimento é vantajoso e se é interessa alterar ou modificar a estratégia associada ao mesmo.
É importante perceber e alterar atempadamente ações com baixo ROI (ou negativo) através da análise de números reais.
A Taxa de cliques — Click-through-rate
O Google Analytics, por exemplo, permite traçar o perfil dos nossos públicos-alvo e perceber quais as suas motivações e feedback, através de análise de um conjunto de métricas que nos fornece.
A taxa de cliques fornece muitos insights sobre o sucesso (ou insucesso) das ações realizadas pelas marcas e destaca os conteúdos onde investimos mais tempo e recursos.
Uma análise detalhada e específica pode resultar em estratégias eficazes e na otimização das suas campanhas para melhorar o ROI.
Estas conclusões podem ser retiradas através da contabilização do número de cliques, dividido pelo número de impressões, multiplicado por 100.
É sempre importante lembrar que as estratégias de comunicação devem estar em constante update numa altura onde todos os dias surgem novas ferramentas e onde os interesses dos meios envolventes estão em constante modificação.