Para muitos, a Gestão de Crise é posta de lado e nada fazem até a tempestade acalmar. No entanto, essa poderá não ser a melhor estratégia para gerir uma crise. Deixarmos as coisas seguir um rumo natural sem nada fazer, pode deixar a empresa em muitos maus lençóis. Como lidar com a Crise?
Existem duas estratégias essenciais para lidar com a crise: a empresa dar-se como culpada, ou não. Quando a empresa afirma que nada tem a ver com o caso, tem de o provar. O público está cada vez mais informado e, caso a empresa for culpada se descobrir, vai perder credibilidade e poderá fechar portas. Outra maneira de lidar com a crise é dar-se como culpada. Se for este o caso, é o melhor que tem a fazer. Dependendo das situações, existem várias estratégias que podem ser utilizadas, como um comunicado de imprensa caso a crise seja mediática. No entanto, há uma que não pode faltar, um pedido de desculpas.
Temos de saber abraçar os momentos de crise e encará-los como uma oportunidade de voltar a fazer crescer a reputação da marca. Uma boa gestão de Crise pode até tornar a reputação de uma empresa melhor do que esta era inicialmente. Já uma má Gestão de Crise pode levar ao fecho de portas de uma organização, por isso, caso a empresa não saiba lidar com este tipo de desafio, poderá sempre recorrer a uma agência.