Existem diversas ferramentas e abordagens que as empresas podem utilizar para fortalecer a sua estratégia de Employer Branding. Algumas das mais eficazes incluem:
- Testemunhos de colaboradores – Esta prática é fundamental pois os candidatos confiam três vezes mais no testemunho de antigos profissionais, comparativamente à informação disponibilizada pela empresa.
- Escritório e local de trabalho – Estes devem refletir ao máximo o espírito da empresa.
- Benefícios – Benefícios como, por exemplo, a adesão a um seguro de saúde, não é uma prática tão relevante comparativamente aos testemunhos de colaboradores, ainda assim, fazem a diferença na tarefa de escolha de uma determinada empresa.
- Eventos – Eventos internos são cruciais para criar laços com a equipa, enquanto os eventos externos expõem a dinâmica e a imagem da empresa a potenciais candidatos.
- Prémios – Os prémios são fatores motivacionais para os colaboradores, e essa vantagem deve ser aproveitada como motivo de desenvolvimento de negócio.
Tendo em conta estas práticas, é crucial conhecer as empresas que dominam a prática do employer branding.
O employer branding da Google é um dos melhores do mundo. A empresa é reconhecida por ter uma abordagem positiva para com os seus colaboradores, assim como a capacidade para construir uma proposta de valor forte associada à sua marca global. Todos os anos a Google recebe cerca de 3 milhões de currículos e contrata 7 mil novos profissionais.
Perante estes valores, faz sentido a empresa promover prémios como “trabalhador do ano”. Outros benefícios como, por exemplo, um espaço de trabalho apelativo, são fatores que contribuem para que a Google atraia diversos talentos.
Salesforce
Uma curiosidade relativamente à Salesforce é que esta dirige-se aos seus colaboradores como “Ohana” – a palavra Havaiana para “família”. Ao usar este termo para se referir aos seus colaboradores contribui para a construção de uma comunidade sedimentada desta empresa, além da atribuição do título de “#1 World’s Best Workplace” durante vários anos consecutivos.
Uma parte vital das atividades de employer branding da Salesforce é a organização de “reuniões familiares Ohana”, ou seja, eventos internos em que os colaboradores podem descontrair e encontrar-se numa atmosfera semiformal.
Starbucks
O Starbucks é outro exemplo no qual o employer branding contribuiu para um enorme sucesso atual. Apesar deste negócio não ser inicialmente associado a employer branding, a marca apresenta uma estratégia de comunicação bastante eficaz pois utiliza o Twitter e o Instagram para criar canais eficazes de employer branding, recorrendo a estas plataformas para comunicar com atuais e potenciais profissionais e anunciar novas vagas.
Semelhante à Salesforce, o Starbucks refere-se aos seus colaboradores de forma próxima, tratando-os por “parceiros”.