Empreendedorismo
Face aos enormes desafios que se apresentam a startups no mercado, a Comunicação surge como estratégia fundamental para assegurar vantagens de visibilidade, contacto e reputação. A Say U Consulting fez do suporte à Acredita Portugal e aos projetos apoiados pela associação o ponto de partida para desenvolver uma resposta orientada para startups e empreendedores.
A IX edição do concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal chegou ao fim e para os sete projetos vencedores – escolhidos de entre mais de 10.000 ideias inscritas – este é o momento de entrada no mercado e teste à sua viabilidade e aceitação pelo público. Num contexto de enormes obstáculos que se apresentam a novos projetos, coloca-se a questão de como conseguir lidar com os desafios da Comunicação no contexto de uma startup e como criar buzz à volta de um produto ou serviço sem gastar uma fortuna.
Os números apontam um cenário de dificuldades aos empreendedores – um terço das startups fecha ao fim de um ano, tendo de lidar com questões relacionadas com a falta de perspetiva e de feedback de stakeholders, recursos limitados, lacunas na estratégia desenhada ou a incapacidade de adaptação perante as adversidades encontradas pelo caminho.
Neste cenário o papel da Comunicação pode ser relegado para um segundo plano, apesar de a capacidade para comunicar eficazmente constituir um suporte à visibilidade e contacto com possíveis parceiros, investidores e clientes, potenciar a reputação, atuar como uma forma de criar uma mensagem original e alavancar o processo comercial.
Perante os desafios identificados para projetos neste âmbito, a Say U Consulting fez da experiência proporcionada pela parceria desenvolvida com a Acredita Portugal o mote para criar o modelo “GO360º”, uma metodologia de Comunicação pensada para potenciar uma resposta estruturada de comunicação a startups e projetos emergentes e de suporte às suas metas de negócio.
Marta Gonçalves, Managing Partner da Say U Consulting, reforça o papel da consultora apontando “um contexto atual no mercado nacional que revela uma preponderância do fenómeno startup e uma apetência acrescida para colocar em prática projetos de natureza empreendedora. Constatámos, ao longo de sete anos desta ligação à Acredita Portugal, a relevância de existirem ferramentas que potenciem ideias e a relação de empreendedores com outros stakeholders. Um objetivo que apenas poderá ser plenamente alcançado através de uma estratégia de visibilidade e alcance eficaz para os projetos que dão os primeiros passos na sua implementação.”
Para Fernando Fraga, Head of Innovation da Acredita Portugal, “a parceria com a Say U Consulting é extremamente importante para a Acredita Portugal do ponto de vista estratégico, permitindo-nos comunicar de forma eficiente junto dos empreendedores e potenciais parceiros. Este apoio tem sido fulcral no desenvolvimento sustentável de uma associação sem fins lucrativos que todos os anos ajuda milhares de empreendedores.”
A Say U Consulting é responsável pela divulgação do Concurso de Empreendedorismo Montepio Acredita Portugal. Desde o início desta parceria, em 2013, a consultora é também responsável pelo desenvolvimento da estratégia de reposicionamento da Acredita Portugal, a divulgação da iniciativa e a disponibilização de estratégias de comunicação para semifinalistas, finalistas e vencedores do Concurso.
Os 7 projetos vencedores na IX edição do Concurso Montepio Acredita Portugal:
Empreendedorismo Social
– “Pata D’Açúcar” – Um projeto que alia duas causas sociais: diminuição do abandono animal e aumento da qualidade de vida das pessoas com diabetes. Por um lado, contribui para a diminuição da taxa de abandono animal através do regaste de cães de abrigo, do treino dos mesmos para deteção antecipada de baixas dos valores de glicémia no sangue e posterior entrega para tutela dos mesmo a pessoas com diabetes.
Prémio Brisa Mobilidade 2019
– “SAFY: a sua segurança em mobilidade urbana” – A SAFY pretende criar um produto que se associe a vários tipos de veículos elétricos (bicicletas/trotinetas/segways). Sendo a segurança e a sinalização escassa nestes veículos, este produto associado a um serviço inovador pretende ser uma solução para o problema.
Prémio K.Tech
– “Alfredo” – Tecnologia de inteligência artificial criada para organizar e trazer clareza ao mercado imobiliário.
Prémio Autónoma
– “Escola.Cinema.Ação!” – O projeto Escola.Cinema.Ação! pretende usar o cinema como uma ferramenta de aprendizagem, contribuindo para a educação do público mais jovem e o aumento da literacia visual e inclusão social.
Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia
– “SCUBIC” – Plataforma inteligente que melhora a gestão de ativos em redes de água.
Produtos e Serviços
– “iRcycle – Custom Handmade Sneakers” – Transforma plástico recolhido nos oceanos em sapatilhas personalizadas pelo cliente, podendo utilizar outros materiais reciclados e ecológicos.
Saúde e Bem-Estar
– “e-Rehab” – Ferramenta online que permite a realização da reabilitação neuropsicológica à distância, com recurso à realidade virtual, favorecendo tanto a estimulação cognitiva, como a reabilitação psicossocial de pessoas com lesão cerebral adquirida, pessoas com perturbações degenerativas, etc.