Conexão com stakeholders
Espera-se que em 2022, e nos próximos anos, os profissionais de marketing sejam desafiados a enfrentar uma era de consequências inesperadas. Ao depararmo-nos com os desafios dos últimos meses, houve várias expetativas e previsões não previamente equacionadas. Quem poderia prever que teríamos escassez de matérias-primas e um repensar de formatos de trabalho num contexto de crise global? Esta capacidade de antecipação e adaptação mantém-se crucial, à medida que saímos de um ambiente pandémico num panorama complexo de novos comportamentos entre consumidores e organizações, que terá um impacto dramático na forma como interagimos e operamos.
Em muitas famílias, são os adolescentes familiarizados com a web quem assumiu a função de fazer, ou apoiar, as compras domésticas. A maioria das compras online são agora compras por impulso e as campanhas “em direto”, que combinam a ação de influenciadores, vídeo ao vivo e e-Commerce, explodiram e estão a expandir-se em diversos mercados.
Estas são apenas três mudanças, entre incontáveis outras alterações, que prometem antever novas tendências que não podemos ainda totalmente compreender. Pode levar uma década para observar o verdadeiro impacto da pandemia no marketing. Por esse motivo, este é o momento para nos reconectarmos com clientes, questionarmos todas as suposições que tínhamos sobre as estratégias que idealizamos e sermos humildes perante estas mudanças.
O relacionamento com o cliente é o fator que impulsiona os negócios. Se este relacionamento sofrer, o negócio sofrerá. Mas se as marcas souberem como cuidar dos seus clientes, a probabilidade é que estes permaneçam satisfeitos e fidelizados. O marketing digital desempenha hoje um papel importante na manutenção e melhoria do relacionamento com o público.
A necessidade de as organizações estarem permanentemente online e acessíveis está diretamente relacionada com o aumento da procura dos clientes por este tipo de opções de serviço. E o marketing digital surge como uma das ferramentas que permitem às marcas melhorar este formato de relacionamento. São vários os motivos pelos quais o marketing online ajuda a melhorar a interação entre uma organização e o seu público.
Aproximar a organização do seu público
Fidelizamo-nos e voltamos a procurar o que valorizamos. A retenção de clientes é apenas um dos benefícios do marketing digital. O marketing online permite estabelecer canais de comunicação claros com os clientes, permitindo que as marcas os conheçam melhor. Quando os clientes sabem e sentem que as marcas procuram compreendê-los, aumenta a sua satisfação e a lealdade.
Otimizar a experiência da marca
A jornada do cliente consiste em todos os momentos de contato ou interação deste com uma marca, em plataformas digitais e físicas. Uma estratégia de marketing digital potencia a jornada do cliente e garante que todos os pontos de contato são eficazes. Torna igualmente mais fácil todo o processo de pesquisa de informação, decisão e aquisição.
Assegurar a confiança
O marketing digital permite que as marcas falem diretamente com o seu mercado-alvo com mensagens personalizadas, o que cria as condições para gerar reputação e confiança, conexão com stakeholders. E quando os clientes confiam nas marcas, a decisão de compra fica facilitada.