u’ve got mail

Out 10, 2023

Conferência Aprender@PT: Portugal Agora

Conferência “Aprender@PT: Transformar o modelo de educação e formação para os desafios do futuro” realiza-se no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Objetivo é colocar o capital humano no centro de uma visão para o século XXI.

 

Lisboa, 10 de outubro – A plataforma “Portugal Agora” – www.portugalagora.com – organiza na quinta-feira, 12 de outubro, às 18h30, a conferência “Aprender@PT: Transformar o modelo de educação e formação para os desafios do futuro”. O evento decorrerá no Porto (Instituto Superior de Engenharia do Porto – Auditório Vítor Santos).

Neste evento, o primeiro do projeto Aprender@PT, o objetivo é formular soluções para passar da estratégia à ação na questão da educação e do desenvolvimento de competências, com base num princípio essencial: o foco nas aprendizagens, como ponto de partida, e não no “sistema de educação”, que deve ser uma consequência.

E, em concreto, elencar medidas que podem acelerar esta transformação em Portugal e coloquem o capital humano no centro de uma visão para o século XXI.

A entrada é aberta, mediante inscrição em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-aprenderpt-transformar-o-modelo-de-educacao-e-formacao-732971396177

“Este evento pretende fazer uma análise prospetiva e consolidar propostas para um novo paradigma de Aprendizagem”, diz o presidente da plataforma “Portugal Agora”. Em concreto, acrescenta Carlos Sezões, “como dotar as crianças, jovens e adultos das capacidades (pessoais, sociais) que lhes permitam, por um lado, uma saudável inserção e construção de valor na sociedade, e, por outro, competências para enfrentarem os desafios do trabalho deste século XXI”.

 

Aprender@PTAgenda

18h15 – Receção dos participantes

18h30 – Introdução

  • Carlos Sezões (Portugal Agora)

18h40 – Painel de debate

  • António Portela (BIAL)
  • Maria João Viamonte (Instituto Superior de Engenharia do Porto)
  • Bento Aires (Ordem dos Engenheiros)

20h00h – Encerramento

 

A Aprender@PT – que procura congregar conhecimento e talento de vários quadrantes da sociedade, abrindo e facilitando a participação de todos através da tecnologia e numa ligação da estratégia à ação com a apresentação de propostas concretas – foi lançada no final do verão e definiu cinco desafios a concretizar, com escala nacional, até 2030:

  • Focar nos conhecimentos e competências-chave para a criação de valor nas suas atividades profissionais e nos mercados de trabalho do futuro;
  • Desenvolver e escalar metodologias pedagógicas flexíveis, que aproveitem as novas tecnologias e despoletem percursos individualizados e eficazes – e suportem uma melhor aprendizagem a longo da vida;
  • Redefinir o papel e competências para o Professor, como facilitador das aprendizagens;
  • Valorizar o papel das escolas nas aprendizagens e na inovação social, na promoção da cidadania e envolvimento na comunidade;
  • Acompanhar o ritmo da disrupção tecnológica em curso, criando processos de literacia digital, em renovação constante, para garantir a sua sustentabilidade – bem como o sentido crítico e ético indispensável na evolução destas áreas.

Nos próximos três meses, a plataforma “Portugal Agora”, que ambiciona ter influência e impacto e assenta no pressuposto de pensar o país a médio e longo prazo, vai reunir contributos de especialistas nacionais e internacionais nestas matérias.

O objetivo será definir um conjunto de propostas concretas, que se configurem respostas eficazes a estes desafios.  Uma agenda a executar em Portugal pelos setores público, privado e social, numa perspetiva desejável de cooperação intersetorial.

 

Sobre o Portugal Agora

É um projeto que pretende promover uma visão para o nosso País assente em 3 dimensões (Atratividade, Conhecimento, Empreendedorismo), com o intuito de facilitar a passagem da estratégia à Acão – gerando propostas concretas para políticas públicas ou iniciativas da sociedade civil. O projeto foi construído por um grupo de cidadãos (mais de 350 subscritores, que já constam no website www.portugalagora.com) que se disponibilizaram a promover uma plataforma para a concretização da visão referida. O seu objetivo será consolidar um conjunto de propostas de intervenção que possam ajudar a construir um Portugal Atrativo, um Portugal do Conhecimento e um Portugal Empreendedor e respetiva divulgação e discussão pública – já apresentou as primeiras propostas em 2015 e lançou em junho de 2017 um livro – https://www.wook.pt/livro/portugal-agora-carlos-sezoes/19683490 – que consolida boa parte do trabalho. Informações adicionais: http://www.portugalagora.com/

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt