Os conteúdos orgânicos devem ser utilizados de forma a potenciar a sua promoção. Se essas mensagens tiverem um bom desempenho podem ser amplificadas com investimento pago e também podem indicar quais as áreas de conteúdo a necessitar de uma reformulação.
Ao usar um sistema para gerir as redes sociais, em que no mesmo contexto é possível analisar o conteúdo orgânico e o conteúdo pago simplifica todo este processo. Porém, quando um conteúdo pago é integrado com o orgânico, a plataforma automaticamente pode promover esse post assim que o orgânico atingir um engagement mais elevado.
Essencialmente, as publicações promovidas encorajam as marcas a serem mais selectivas no conteúdo que publicam e que potenciam na sua cronologia. Um nível reduzido de interação e hábitos de publicação que podem ser categorizados como spam não são contabilizados no algoritmo utilizado no Facebook, por exemplo. Apesar de o alcance orgânico ainda ser uma opção, um modelo pago obriga as marcas a promoverem apenas o seu conteúdo mais forte, produzindo uma economia de qualidade em detrimento da quantidade de publicações.