Dicas para criar um plano de RP.
O objetivo de criar um plano de relações públicas geralmente é: aumentar a consciencialização de uma empresa ou organização na entrada de novos mercados, segmentos ou de um novo produto ou divisão.
Estas são as cinco dicas para criar um plano abrangente de relações públicas:
- Compreenda o cenário atual da sua empresa. Que mudanças são necessárias e por quê? Elabore um plano para essas mudanças. Discuta com a liderança mais senior, quando apropriado, sobre as suas preocupações e desejos.
- Estabeleça objetivos claros. Determine o que será alcançado após a implementação do plano. Trata-se de uma mudança de comportamento ou de percepção da sua organização? São necessários mais clientes? Ou um maior reconhecimento da marca/ mais vendas?
- Defina o seu público. Quem está a tentar alcançar e o que é necessário para comunicar com o seu público? A segmentação, é uma parte crítica que assegura o sucesso do seu plano.
- Escolha as táticas e os canais. Como comunicar com o seu público-alvo através do mix de canais? Primeiro é necessário determinar quais são as tácticas mais eficazes , ou seja as que despertam mais atenção e quais os canais com os quais mais se envolvem.
- Faça medições e relatórios. À medida que se vai desenvolvendo táticas e canais, é importante saber como vai medir e como essas medidas vão ser reportadas