Dicas para melhorar a comunicação do empreendedor
Uma boa vida profissional é impossível sem uma comunicação clara e objetiva. Para o empreendedor esta é uma qualidade fundamental uma vez que aquele está em comunicação constante com os stakeholders. Boa comunicação é essencial para desenvolver uma empresa.
Uma comunicação eficaz é capaz de transformar atitudes. Com clareza, usa os diferentes meios existentes para atingir objetivos. O processo de comunicação é sempre passível de melhoria e seguindo estas dicas para melhorar a comunicação, as melhorias serão garantidas:
- Preste atenção à forma como comunicam consigo. Prestar atenção à forma como o seu interlocutor fala e tentar falar de maneira adequada e correspondente, é uma grande forma de começar uma conversa.
- Muitas vezes ouvir uma crítica negativa é uma má sensação. Mas, em muitos casos, o interlocutor só está a tentar tirar o melhor de si. Se necessário, marque outra reunião e tente usar uma outra estratégia para transformar essa crítica negativa numa estratégia construtiva.
- As pessoas percebem quando se está a dizer algo que foi decorado ou ensaiado. Procure falar com naturalidade (mesmo que seja algo que tenha lido ou esteja a ler) e coloque emoção, entoação e sentimento no discurso.
- Ter equilíbrio na forma de falar durante uma conversa é muito importante. Não se pode ser frio e distante, mas também é preciso cautela com excesso de entusiasmo para não dar a impressão que se está a representar. Falar das qualidades sim, ma sem exagerar.
- Conversar com alguém mantendo os olhos nos olhos é uma é uma forma de mostrar que se é uma pessoa confiável. Manter o olhar focado no interlocutor ajuda a construir credibilidade.
Muitos problemas no mundo dos negócios decorrem da falha de comunicação. A correção deste problema melhora a assertividade e tem influência na melhoria dos resultados. Quando o processo de comunicação é eficaz, claro e transparente aumenta a objetividade, o espírito de cooperação e a satisfação das equipas. Clareza e transparência da comunicação refletem-se num melhor clima organizacional.
Uma cultura de feedback – perceber se a mensagem foi transmitida da melhor forma ou se o resultado gerado foi o esperado – e noção clara de a quem a comunicação é dirigida são fundamentais quando se pensa numa boa comunicação. Que pode ser sempre aperfeiçoada.