Apesar de o Twitter ter apenas uma percentagem de 22% de utilizadores em Portugal, é uma plataforma que, se bem aproveitada, pode trazer bastantes benefícios ao seu negócio.
Os utilizadores presentes no Twitter são bastante fiéis a esta rede social por diversos motivos. É uma rede onde o propósito central é a conversa, apresentando mecanismos simples (como a pesquisa pela # ou palavra-chave) que permitem encontrar especialistas e curiosos com os mesmos interesses. Além disso, tem vindo a revelar-se numa ferramenta muito útil ao nível do networking.
As pessoas procuram informações e acima de tudo formas de encontrar bons conteúdos. É uma plataforma que foi criada para potenciar conversas e isso faz dela uma excelente ferramenta para se relacionar com público e construir uma presença online.
Então, porque não investir os nossos esforços de marketing nesta plataforma? Damos-lhe algumas dicas de como aproveitar o Twitter para fazer marketing.
Investir em formatos visuais
As fotografias, vídeos e gifs são o que mais atrai as pessoas em qualquer rede social. Para além de ser um formato de maior impacto e com níveis maiores de engagement, ganhamos espaço para dizer aquilo que não conseguimos dizer em 280 caracteres.
Posts frequentes
O feed do Twitter avança à velocidade da luz. E apesar de ser isso que torna a plataforma dinâmica e relevante, também é isso que se torna um desafio. Estamos perante um conceito de microblogging, onde temos de fazer posts curtos sobre temas interessantes para os públicos. Fazer posts com frequência e de forma constante é essencial para conseguir resultados no Twitter.
Ir direto ao assunto
No Twitter devemos sempre ser o mais diretos possível, até porque não existe espaço para o contrário. Para merecer a atenção do público nesta rede social temos de desenvolver conteúdo relevante. Se o nosso objetivo é encaminhar os utilizadores para uma página do nosso site, então devemos dizer exatamente o que este vai lá encontrar.
Responder a tweets e menções
Nesta rede, as marcas têm a possibilidade de conversar com as pessoas, de igual para igual, podendo utilizar um tom de proximidade. Assim, é importante que estejamos atentos a quem fala connosco e a quem nos menciona. Devemos sempre tentar responder a toda a gente, de forma a criar uma ligação com a nossa audiência.