u’ve got mail

Set 22, 2022

O equilíbrio de poder nas Relações Públicas

À medida que o poder das Relações Públicas cresce, há debates constantes em torno de conceitos como o benefício da informação, a definição de agenda e o seu enquadramento. Parece que o poder está a mudar dos jornalistas para os profissionais de Relações Públicas.

A especulação sobre as mudanças nas relações de poder é baseada nas mudanças que a economia e a tecnologia operam sobre os media. Há dúvidas acerca de quanto do conteúdo noticioso tem origem na investigação jornalística proativa. Uma parcela significativa das notícias vem dos profissionais de Relações Públicas.

Mudança no Cenário dos Media

O equilíbrio entre os valores “puros” dos media de notícias e os grupos de interesse externos parece inclinar-se para estes últimos. O poder das RP sobre os media vem conquistando força, impulsionando as agendas das empresas.

Hoje em dia é prática normal que os jornalistas tenham uma enorme carga de trabalho, com diferentes responsabilidades. Podem escrever histórias adicionais que são publicadas apenas na web, diferindo radicalmente de seu trabalho impresso. Os jornalistas também podem contribuir para a produção de conteúdos em vídeo e podcast. Se considerarmos esses factos, podemos perceber que podem não ter tempo para realizar uma extensa pesquisa para novas histórias. Consequentemente, podem optar por confiar cada vez mais no benefício da informação produzida pelas RP.

O Verdadeiro Poder das RP

A influência das RP depende de vários fatores. Os profissionais de Relações Públicas são por vezes retratados como entidades pouco confiáveis que podem manipular jornalistas em busca de conteúdo noticioso. Mas os jornalistas ainda são figuras poderosas e independentes. Além disso, o crescimento das Relações Públicas em todos os tipos de organizações significa que os jornalistas estão agora em condições de selecionar um grande número de ideias e histórias.

Uma combinação de mudanças estruturais na indústria de Relações Públicas e dos media está a levar muitos a acreditar que as RP são cada vez mais capazes de exercer altos níveis de influência sobre os jornalistas. Não apenas o crescimento contínuo no emprego de profissionais de RP em grandes organizações impulsiona essas mudanças, como também a perceção por parte de organizações menores de que boas estratégias de relações com os media podem permitir superarem a sua dimensão.

Infelizmente, ao mesmo tempo percebe-se um declínio nos recursos editoriais. Algumas formas de media perderam leitores e receitas de publicidade para a internet e reduziram-se. Por fim, as organizações também podem criar o seu próprio conteúdo de media e distribuí-lo por meio dos seus próprios canais, como sites corporativos e plataformas de social media.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting