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Jul 28, 2020

Sinónimo de sucesso na internacionalização

Estratégias de comunicação

 

Estratégias de comunicação

 

Estratégias de comunicação bem feitas são essenciais para o desempenho das empresas. E no caso das empresas exportadoras para a sua performance internacional.

 

A comunicação de Marketing é chave para assegurar uma ligação eficaz entre marcas e organizações e o seu público, neste caso um público internacional. Uma comunicação que pressupõe a conjugação de experiência e know-how especializados com o desenvolvimento de ferramentas adequadas à conquista de reputação e notoriedade, tão decisivas nos mercados de exportação.

Num panorama de comunicação em mutação constante há mais de uma década, e de forma ainda mais exponencial a nível global, a Comunicação Integrada de Marketing contribui para acrescentar valor às marcas e organizações, ajudando-os a relacionarem-se com os seus stakeholders, a serem notadas e a tornarem-se relevantes. Relevância essa que será definidora do sucesso, ou fracasso, de uma organização na sua exportação.

Quando decide entrar na exportação a empresa deve adaptar seus esforços de promoção quando forem necessários no sentido de responder às preferências dos clientes locais, aos padrões e aos regulamentos de comunicação, para criar uma imagem da marca mais favorável entre os clientes.

 

Um plano de comunicação compreende todas as estratégias respeitantes à promoção da empresa e dos seus produtos ou serviços, bem como planeamento das vendas, isto é, tudo aquilo que envolve a comunicação com os diversos stakeholders da empresa, com o objetivo “dar a conhecer” e “dar a querer”.

 

São vários os meios de comunicação disponíveis, desde a publicidade nos media à publicidade direta, passando pela promoção da venda (descontos, ofertas de serviço) e pelas relações públicas, sendo que esta última tem como objetivo criar um ambiente de confiança e compreensão mútuas que estimule as relações que a empresa tem com os seus stakeholders.

Desta forma, tendo todos estes meios ao seu dispor, uma empresa deve decidir de que forma os utilizar, ou seja, decidir sobre a composição do seu mix de comunicação, dando especial atenção à centralidade e capacidade do marketing e comunicação digital. Especialmente em ambientes business-to-business, nos quais deve analisar cuidadosamente os seus clientes, ou potenciais clientes, pesando os pontos fortes e pontos fracos de cada um.

Uma tarefa exigente, mas vital para determinar o sucesso ou falhanço na conquista do mercado externo.

Saiba como o fazer.

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