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Mar 9, 2022

Mazars revela como os consumidores chineses estão a mudar o seu estilo de vida

– Os consumidores chineses estão a mudar o seu estilo de vida para se alinharem com objetivos de desenvolvimento pessoal

– Três quartos dos inquiridos dizem que o seu estilo de vida mudou desde o surto de Covid-19

– Num ambiente económico pós-pandemia, os chineses estão a focar-se em experiências, refeições requintadas, eventos culturais e desportivos ou formação complementar, para dar um novo sentido às suas vidas

 

09 de março de 2022

A Mazars, empresa internacional de auditoria, fiscalidade e consultoria, divulga o relatório Chinese consumers in 2021: how priorities in lifestyle consumption are changing ­– A generational, gender and city-tier analysis – que se foca na forma como os consumidores estão a alterar os seus hábitos de consumo, quer em termos geracionais, de género ou consoante o desenvolvimento da sua cidade.

Publicado em parceria com a Accor, Bulgari, Maserati, Remy Cointreau e Noblesse, o estudo avalia as preferências ao nível do estilo de vida dos consumidores, entre homens e mulheres de várias gerações e cidades, e revela as tendências que definirão o mercado de consumo chinês nos próximos anos. Este é o segundo relatório desta série de pesquisas divulgada pela Mazars. O primeiro focou-se nos consumidores chineses de marcas de luxo partindo da mesma análise geracional, de género e desenvolvimento urbano.

Do ter ao ser

Com base numa pesquisa original, o relatório revela que estão a surgir novas categorias de crescimento e, com elas, novas oportunidades. No ambiente económico pós-pandemia, os chineses citadinos estão a concentrar-se em experiências – desde refeições requintadas a eventos culturais e desportivos ou formação complementar – para dar um novo sentido às suas vidas.

Setenta e cinco por cento dos entrevistados afirmam que o seu consumo de lifestyle mudou desde o início da pandemia Covid-19. No ano passado, as cinco principais categorias de consumo foram experiências (69%); bem-estar (47%); artigos de luxo (42%); educação superior (39%) e entretenimento e vida cultural (31%). No futuro, seja a curto ou longo prazo, os consumidores chineses investirão mais em formação adicional, atividades culturais e entretenimento. Para além disso, os bens de luxo estão agora em quinto lugar em termos de preferências do consumidor.

Potencial de mercado promissor

O rápido desenvolvimento da economia chinesa moldou quatro gerações bem diferentes em apenas três ou quatro décadas. Com o ainda enorme potencial do mercado na China e a evolução dos valores entre os consumidores, a preferência é pelo consumo experiencial em detrimento do consumo material. As marcas devem aprofundar cada vez mais a ligação entre o estilo de vida e as reais necessidades dos consumidores, explorando também a forma como as marcas de topo, e mais sofisticadas, podem acrescentar valor simbólico aos seus produtos.

Abraçar o intangível

À medida que os consumidores de todos os géneros, gerações e cidades estão a mudar os seus hábitos de consumo para dar prioridade ao intangível, os bens de luxo começam a passar para segundo plano, comparando com os gastos com experiências e bem-estar.

Apesar da Covid-19, o boom de viagens continuou em 2021 e os habitantes das cidades de primeiro nível viajaram mais. Quase 80% dos entrevistados que atribuem uma classificação elevada ao consumo experiencial, gastaram em viagens, férias ou hotéis de luxo no ano passado (a grande maioria em contexto doméstico), o que indica que os consumidores chineses esperam que viajar seja uma parte normal das suas vidas. É de sublinhar que a geração X (dos 39 aos 54 anos) foi a que mais gastou em viagens – com 82% -, classificando-a em primeiro lugar. O bem-estar, que ocupa o segundo lugar nos gastos com experiências, foi particularmente robustecido pelos homens da geração millennial (25 a 38 anos), com 75% referindo que treinam num clube desportivo, em comparação com 72% da geração Z (com menos de 24 anos).

O relatório revela também uma divergência de interesses entre homens e mulheres no que diz respeito aos gastos com a vida noturna. 27% dos homens atribuem uma classificação mais alta à vida noturna em comparação com as mulheres (em que só 14% atribui a mesma classificação). E, sem surpresa, à medida que os consumidores envelhecem, dão uma avaliação cada vez menor a este parâmetro. É interessante notar que o consumo ao nível da vida noturna é muito mais alto nas cidades que só recentemente passaram a ser mais desenvolvidas, ou que ainda não são desenvolvidas, do que naquelas em que o desenvolvimento já se deu há mais tempo.

Desafios futuros para as marcas

Além da mudança para o intangível, estamos também a assistir a uma mudança nos tipos de produtos em que os consumidores estão interessados. O género e a geração têm grande influência nos gastos dos consumidores chineses em produtos de alta qualidade e o surto de Covid-19 reformulou ainda mais estas preferências do consumidor.

Os produtos eletrónicos saltaram para o segundo lugar das preferências no ano passado, e é a Geração Z que está a impulsionar essa mudança. No futuro, as joias e relógios deverão estar no topo das listas de desejos dos consumidores por produtos de alta qualidade, ficando acima do quarto lugar que ocupam atualmente. Embora a Geração Z esteja apenas a começar a expressar a sua capacidade de consumo, o seu poder de compra futuro não deve ser subestimado.

Julie Laulusa, Managing Partner da Mazars na China e membro do Group Executive Board, destacou os desafios que as marcas irão enfrentar no futuro: ” À medida que a sociedade e a economia continuam em mudança, prevê-se que o comportamento do consumidor chinês se torne cada vez mais detalhado e complexo. Desenvolver estratégias de mercado direcionadas e diferenciadas, bem como disponibilizar produtos e serviços personalizados através de diferentes canais e plataformas, na era pós-pandemia será sem dúvida um grande desafio para as marcas”.

O relatório foi divulgado durante um evento realizado em conjunto com a Fosun Foundation em Xangai, China, a 14 de dezembro de 2021. Num painel que reuniu especialistas e líderes da Accor, Bulgari, Maserati, Mazars e Fosun Foundation, os participantes partilharam as suas opiniões e insights sobre os valores do consumidor na era pós-pandemia e o relatório, incluindo:

  • Julie Laulusa, Managing Partner da Mazars na China e membro do Group Executive Board
  • Lei Yu, Managing Director e Chief Editor da Noblesse
  • Christophe Lauras, Senior Vice President de Operações da Accor Greater China e Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da China
  • Jenny Cheah, Presidente da Bulgari Greater China
  • Mirko Bordiga, Managing Director da Maserati China
  • Joann Cheng, Chairman e CEO do Grupo Lanvin Group e Partner Global da Fosun

Clique aqui para assistir à gravação.

Joann Cheng, presidente e CEO do Grupo Lanvin e Partner Global da Fosun diz: “Este relatório reafirma a diversidade do mercado chinês – as diferenças nos backgrounds dos consumidores impulsionam o desenvolvimento de um mercado multinível. Com a Covid-19, os padrões de consumo dos consumidores chineses estão a ser revistos e remodelados.”

Julie Laulusa acrescenta: “Esperamos que este relatório forneça insights profundos para a indústria de lifestyle e outros setores na era pós-pandémica, dando a ambos uma melhor compreensão da psicologia do consumidor e dos ideais em termos de estilos de vida das diferentes gerações na China de hoje, permitindo explorar estratégias de desenvolvimento direcionadas a consumidores de diferentes gerações, de diferentes géneros e em diferentes cidades”.

Clique aqui para fazer download do relatório completo.

 

Metodologia

A pesquisa foi realizada através de questionários online durante o segundo trimestre de 2021. O foco incluiu perguntas sobre o consumo de lifestyle ao longo do ano passado, mudanças desde a pandemia, consumo esperado nos próximos dois anos e o estilo de vida ideal no futuro. Os investigadores obtiveram 4.078 respostas efetivas que a Mazars dividiu em quatro grupos: Geração Z (com menos de 24 anos), Millennials (25 a 38), Geração X (39 a 54) e Baby Boomers (55 a 73).

 

Sobre a Mazars

A Mazars é um partnership integrado internacional, especializado em auditoria, contabilidade, consultoria, fiscalidade e serviços jurídicos*. Operando em mais de 90 países e territórios em todo o mundo, recorremos à expertise de mais de 44.000 profissionais – 28.000+ no partnership integrado da Mazars e 16.000+ via a Mazars North America Alliance – para apoiar clientes de todas as dimensões em todas as etapas do seu desenvolvimento.

*quando permitido pela legislação local.

Sobre a Noblesse

A Noblesse é a principal revista de lifestyle de luxo na China, dedicada exclusivamente à sociedade mais próspera neste mercado. Com o modelo de distribuição mais preciso, a circulação mais transparente, tráfego online efetivo e real, uma base de dados VIP sólida e substancial, estamos comprometidos em fornecer os melhores produtos ao nível de conteúdo, o melhor serviço de leitura e a melhor experiência para a população de elite na China.

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